Portal NippoBrasil - OnLine - 19 anos
Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - 10h10
  Empregos no Japão

  Busca
 

SEÇÕES
Comunidade
Opinião
Circuito
Notícias
Agenda
Dekassegui
Entrevistas
Especial
-
VARIEDADES
Aula de Japonês
Automóveis
Artesanato
Beleza
Bichos
Budô
Comidas do Japão
Cultura-Tradicional
Culinária
Haicai
História do Japão
Horóscopo
Lendas do Japão
Mangá
Pesca
Saúde
Turismo-Brasil
Turismo-Japão
-
ESPECIAIS
Imigração
Tratado Amizade
Bomba Hiroshima
Japan House
Festival do Japão
-
COLUNAS
Conversando RH
Mensagens
Shinyashiki
-
CLASSIFICADOS
Econômico
Empregos BR
Guia Profissionais
Imóveis
Oportunidades
Ponto de Encontro
-
INSTITUCIONAL
Redação
Quem somos
-
12 de abril de 2017 - Notícia - Portal NippoBrasil
 

CCBB São Paulo realiza o II SPHarpFestival
– Festival Internacional de Harpas

Músicos com influências da Argentina, Índia, Itália, Japão e Brasil
 

De 26 a 30 de abril, o Centro Cultural Banco do Brasil apresenta o II SPHarpFestival – Festival Internacional de Harpas com vários números musicais durante o dia e um total de 15 apresentações de música popular, folclórica e erudita. Os eventos acontecem no teatro com entrada franca.

Serão vários tipos de harpas: clássica, tripla, koto (japonesa), paraguaia, céltica, santoor (indiana), ngoni, elétrica, yassi e miniharpa.

Entre os destaques internacionais está o Duo Arphangeli com harpa céltica e voz, da Itália. O grupo pesquisa música celta antiga. E dois argentinos: Athy na Harpa elétrica interpretando world harp music, uma mistura de música erudita com a dramaticidade do tango, a medievalidade da música celta, a dissonância da música árabe, a criatividade do jazz e as batidas ritmadas da música eletrônica. Cheio de tatuagens, piercings, arquétipo em uma estética de filmes do Tim Burton, Athy brinca com sua harpa amarrado ao corpo como uma guitarra elétrica original e inovadora. E Dario Andino que toca MPB.

Com influência japonesa, o Trio Kagurazaka é formado por Shen Ribeiro que toca flauta shakuhachi, Tamie Kitahara que toca koto e shamisen, tradicionais instrumentos de cordas do Japão, e Gabriel Levy no acordeom. Tamie Kitahara é japonesa, migrou para o Brasil em 1955. Em 1987, Shen Ribeiro foi morar por vários anos no Japão, onde estudou shakuhachi, instrumento de sopro oriental que vai tocar na apresentação.

O grupo Calidoscopium interpreta um encontro multifacetado entre a música erudita e o rock. Os músicos são Tatiana Henna na harpa, Alan Kaminska no baixo, André Mietto no teclado e Doug Almeida, guitarra.

Vanja Ferreira é graduada em Harpa há UFRJ e fará apresentação com a flautista Lourdes Carvalho.

Marcelo Penido tem mestrado e doutorado em harpa nos Estados Unidos. Ele participou da trilha sonora das novelas "Os Dez Mandamentos" e "O Rico e Lázaro" e foi harpista da OSESP. Aline Dríade tem um trabalho com música folclórica.

Nando Araújo Trio toca harpa céltica, viola caipira e rabeca. O grupo interpreta músicas renascentistas e medievais, obras autorais e releituras de canções dos Beatles com arranjos para o seu quarteto, tais como: Eleanor Rigby, Norwegian Wood, All You Need Is Love, Tick To Ride, I Love Her, Across The Universe, entre outras.

A Burning Symphony traz harpas céltica e elétrica, violoncelo e bateria. No repertório muito rock, heavy metal, power metal e metal sinfônico. Dario Andino na harpa paraguaia e Cinthia Almeida na voz interpretam música popular brasileira e latino-americanas com canções de Nando Reis, Paulinho da Viola, Beto Guedes, Jorge Vercillo, Marcos Valle, entre outros. Participam com eles o Vento Celta, um grupo de harpa Yassy.

Outro destaque será o grupo NadaBhaktas (Prem Ramam, Gui Cavalcanti e Sita Beatriz) que realizará um concerto meditativo com orações musicais em fusão devocional, mantras, preces e improvisações. O grupo toca santoor (harpa indiana), ngoni (africana), miniharpa e violino.

Currículo do Trio Kagurazaka

Trio Kagurazaka - o nome do grupo é inspirado em um bairro tradicional de Tóquio onde vivem muitos músicos e artistas.

Shen Ribeiro é natural de Botucatu, Shen teve uma educação musical tradicional até, em 1987, partir para o Japão, onde morou por vários anos, estudando shakuhachi. Ingressando na Universidade de Belas Artes de Tóquio, foi convidado a tocar para o Imperador do Japão. Tem seis CDs gravados, entre eles Brazilian Music for the Shakuhachi, projeto que uniu a flauta tradicional japonesa à música popular brasileira. Retornou ao Brasil em 2003 – desde então é diretor do Estúdio Salaviva da Associação Cultural Cachuera!. Como concertista, vem apresentando-se em inúmeras salas do Brasil, Japão e Europa, interpretando um repertório que mescla temas clássicos, populares e tradicionais.

Tamie Kitahara é nascida na província de Yamaguchi, no Japão. Estudou desde criança o koto e, posteriormente, o shamisen. Em 1996 recebeu da Associação Japonesa Seiha Hougakukai o título de Mestre, com o nome artístico Utahito. Desde então, dedica-se à formação de alunos, principalmente crianças e jovens. É membro da Associação Brasileira de Música Clássica e presidente do grupo Seiha Brasil de Koto.

Emi Kitahara toca koto desde 1985, dedicando-se ao estilo Ikuta-Seiha. Em 1995 iniciou o estudo do Jyushitigen – koto de 17 cordas – no Japão. Em 2009 foi aprovada em exame de aperfeiçoamento, tornando-se mestra e recebendo então o nome artístico Utami, da escola Ikuta Seiha do Japão. Desde então viaja ao Japão para aperfeiçoamento das técnicas dos instrumentos koto e jyushitigen. Atualmente faz parte do grupo Seiha Brasil de Koto.


Serviço:
II SPHarpFestival
- CCBB- São Paulo
Quando: de 26 a 30 de abril, quarta-feira a domingo
Horários das apresentações: Quarta-feira a sábado: às 13h, 17h e 20h e domingo: 13h, 15h e 18h
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo ( Rua Álvares Penteado, 112 – Centro-SP)
Classificação indicativa: livre
Entrada Franca
Mais informações: www.bb.com.br/cultura ou www.facebook.com/ccbbsp

Estacionamento conveniado: Estapar Estacionamentos - Rua Santo Amaro, 272 - R$ 15,00 pelo período de 5 horas. Necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB. Transporte gratuito até as proximidades do CCBB - embarque e desembarque na Rua Santo Amaro, 272 e na Rua da Quitanda, próximo ao CCBB. No trajeto de volta, tem parada no Metrô República.


Programação

Dia 26 de abril - 4. feira:
13h- Trio Kagurazaka: Shen Ribeiro (flauta shakuhachi), Tamie Kitahara (koto e shamisen e voz) e Emi Kitahara (koto)

Programa: música brasileira e japonesa do século 18 até a década de 60

17h – Calidoscopium: Tatiana Henna (harpa), Alan Kaminska (baixo), André Mietto (teclado) e Doug Almeida (guitarra)

Programa: música erudita e rock

20h - Duo Arphangeli: Enrico Euron (Harpa Céltica) e Anne Gaelle Cuif (Voz) – Itália

Programa: canções da tradição irlandesa e escocesa dos séculos XVIII e XIX, dos harpistas irlandeses dos séculos XVII-XVIII e irlandesas tradicionais de amor, luta e fé

Dia 27 de abril - 5. feira:
13h - Duo Arphangeli: Enrico Euron (Harpa Céltica) e Anne Gaelle Cuif (Voz) – Itália

Programa: canções da tradição irlandesa e escocesa dos séculos XVIII e XIX, dos harpistas irlandeses dos séculos XVII-XVIII e irlandesas tradicionais de amor, luta e fé

17h – NadaBhaktas: Prem Ramam (santoor, ngoni e miniharpa), Gui Cavalcanti (sintetizadores) e Sita Beatriz (voz)

Programa: Harpas étnicas, mantras clássicos e sonoridades eletrônicas- Índia

20h - Duo Marcelo Penido (harpa) e Aline Driade (canto) – Brasil

Programa: Música clássica e folclórica.

Dia 28 de abril - 6. feira:
13h – Athy (Harpa elétrica) - Argentina

Programa: world harp music, uma mistura de música erudita com a dramaticidade do tango, a medievalidade da música celta, a dissonância da música árabe, a criatividade do jazz e as batidas ritmadas da música eletrônica.

17h - Duo Arphangeli: Enrico Euron (Harpa Céltica) e Anne Gaelle Cuif (Voz) – Itália

Programa: canções da tradição irlandesa e escocesa dos séculos XVIII e XIX, dos harpistas irlandeses dos séculos XVII-XVIII e irlandesas tradicionais de amor, luta e fé

20h - Vanja Ferreira (harpa) e Lourdes Carvalho (Flauta) - Brasil

Programa: música erudita e popular

Dia 29 de abril- Sábado
13h - NadaBhaktas: Prem Ramam (santoor, ngoni e miniharpa), Gui Cavalcanti (sintetizadores) e Sita Beatriz

Programa: Harpas étnicas, mantras clássicos e sonoridades eletrônicas- Índia

17h - Burning Symphony: Jonathan Faganello (Harpa), Pedro Bortolin (Violoncelo) e Celso Lazzarini (Flauta)

Programa: Rock, Heavy Metal, Power Metal e Metal Sinfônico

Iron Maiden: Fear of the dark, The Wicker man, blood brothers

20h - Nando Araujo Trio: Nando Araujo (Harpa céltica), José Gustavo (viola caipira) e Sara Sesca (rabeca) - Brasil

Programa: músicas renascentistas e medievais, obras autorais e releituras de canções dos Beatles com arranjos para o seu quarteto

Dia 30 de abril- Domingo
13h - Duo Dario Andino (Harpa) e Cinthia Almeida (Voz). Convidados: Vento Celta/ Grupo de Harpa Yassy - Argentina/Brasil

Programa: Música Popular Brasileira

15h - Duo Arphangeli: Enrico Euron (Harpa Céltica) e Anne Gaelle Cuif (Voz) – Itália

Programa: canções da tradição irlandesa e escocesa dos séculos XVIII e XIX, dos harpistas irlandeses dos séculos XVII-XVIII e irlandesas tradicionais de amor, luta e fé

18h - Athy (Harpa elétrica) - Argentina

Programa: world harp music, uma mistura de música erudita com a dramaticidade do tango, a medievalidade da música celta, a dissonância da música árabe, a criatividade do jazz e as batidas ritmadas da música eletrônica.

 Notícias
13/03/2024
Em abril, curso de Introdução à Cultura Okinawana em São Paulo
31/01/2024
KOKORO TO KOKORO chega no Canal Brasil em fevereiro
08/01/2024
25º Grand Kouhaku no Bunkyo em janeiro
02/11/2023
De 2 a 8 de novembro, Mostra de cinema Japonês em Curitiba
14/09/2023
CENIBRA é homenageada por governador de Minas Gerais
22/08/2023
Exame de Proficiência em Língua Japonesa com inscrições abertas
27/07/2023
Exposição Itinerante: Ambientes construídos: Um guia alternativo do Japão
04/07/2023
26º Festival das Cerejeiras – Sakura Matsuri em São Paulo
30/06/2023
Exposição inédita na Japan House São Paulo explora a cultura e as características do Japão a partir dos brinquedos
29/06/2023
Homenagem aos 115 anos da Imigração Japonesa do Brasil na Câmara Municipal de São Paulo
28/06/2023
Comunidade japonesa celebra 115 anos da imigração no Brasil em sessão solene da Alesp
18/05/2023
Bolsas de Estudos MEXT 2024 estão com inscrições abertas em Curitiba
20/03/2023
Em abril, Sesc Registro traz ao Vale do Ribeira exposição sobre o artista Takeo Sawada
10/03/2023
Participação de São Paulo no Global City Network for Sustainability em Tóquio
01/03/2023
Governo de São Paulo e Agência Japonesa se preparam para renovar cooperação em gestão ambiental, agricultura, segurança pública e saúde
28/02/2023
Festival do Japão em Minas acontece em março
19/01/2023
Japan House São Paulo recebe o engenheiro japonês de próteses Ken Endo
19/01/2023
Deputada japonesa visita Hospital Japonês Santa Cruz
11/01/2023
24º Gran Kohaku Utagasen acontece no dia 15 de janeiro em São Paulo”
11/01/2023
Governo Japonês oferece, em janeiro, Bolsa de Estudo MEXT nas modalidades de “Cultura e Língua Japonesa” e “Treinamento para Professores”


A empresa responsável pela publicação da mídia eletrônica www.nippo.com.br não é detentora de nenhuma agência de turismo e/ou de contratação de decasségui, escolas de línguas/informática, fábricas ou produtos diversos com nomes similares e/ou de outros segmentos.

O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva do anunciante. Antes de fechar qualquer negócio ou compra, verifique antes a sua idoneidade. Veja algumas dicas aqui.

© Copyright 1992 - 2022 - NippoBrasil - Todos os direitos reservados