Portal NippoBrasil - OnLine - 19 anos
Terça-feira, 23 de abril de 2024 - 12h44
  Empregos no Japão

  Busca
 

SEÇÕES
Comunidade
Opinião
Circuito
Notícias
Agenda
Dekassegui
Entrevistas
Especial
-
VARIEDADES
Aula de Japonês
Automóveis
Artesanato
Beleza
Bichos
Budô
Comidas do Japão
Cultura-Tradicional
Culinária
Haicai
História do Japão
Horóscopo
Lendas do Japão
Mangá
Pesca
Saúde
Turismo-Brasil
Turismo-Japão
-
ESPECIAIS
Imigração
Tratado Amizade
Bomba Hiroshima
Japan House
Festival do Japão
-
COLUNAS
Conversando RH
Mensagens
Shinyashiki
-
CLASSIFICADOS
Econômico
Empregos BR
Guia Profissionais
Imóveis
Oportunidades
Ponto de Encontro
-
INSTITUCIONAL
Redação
Quem somos
-
31 de janeiro de 2017- Notícia - Portal NippoBrasil
 

Fundação Japão promove workshop
com karatecas japoneses

O evento é gratuito, aberto ao público, porém com vagas limitadas
 

(Fonte: Assessoria Fundação Japão)

Aceito recentemente pelo Comitê Olímpico Internacional para integrar as próximas olimpíadas, em 2020, no Japão, o karate começa a viver uma nova fase. Para promover a modalidade no Brasil, a Fundação Japão traz em fevereiro para o país dois karatecas japoneses do estilo Shotokan.

Os treinadores Okabe Shigehiro, 6º dan, e Ejiri Masahiro, 5º dan, estarão em São Paulo, em 16 de fevereiro, quinta-feira, para um workshop de Karate Shotokan, às 19h, que será gratuito e aberto ao público, tanto para praticantes como para não praticantes.

Para participar, basta enviar um e-mail para info@fjsp.org.br, colocando na linha de assunto "Workshop de Karate Shotokan", e informações do nome completo, e-mail, telefone para contato e informar se é ou não praticante de karate.

Depois deste evento, os dois atletas japoneses seguem para Minas Gerais, onde no sábado, dia 18, realizarão duas apresentações em Belo Horizonte (MG), durante a programação do 6º Festival do Japão de Minas.


Os convidados

Okabe Shigehiro
Nascido em 1952, é formado na Kyoto Sangyo University, 6º dan no estilo Shotokan de karate. Mestre 6º dan pela Japan Karatedo Federation, é examinador para proficiência de 3º nível pela Japan Karatedo Federation, árbitro oficial em kumite/kata nível nacional pela Japan Karatedo Federation e treinador avançado pela Japan Sports Association.

Iniciou no karate ainda no colégio, onde chegou a capitão da equipe na Kyoto Sangyo University. Sua equipe conquistou o título no 26º Campeonato Nacional Japonês de Karate.

Após a graduação, continuou se aperfeiçoando, atingindo boas colocações nos campeonatos nacionais. Há cerca de 20 anos, ao perceber as possibilidades que o treinamento e a disciplina do karate poderiam proporcionar no enfrentamento das adversidades do cotidiano, fundou uma academia onde, atualmente, se empenha transmitindo os cinco princípios do espírito de luta a homens e mulheres de 3 a 60 anos de idade.

Ocupa, hoje, os cargos de diretor executivo na Japan Karatedo Students Federation, diretor executivo e chefe da arbitragem da Kansai Karatedo Students Federation, diretor executivo da Japan Shotokan Karatedo Association e diretor geral da Japan Shotokan Karatedo Association-filial de Osaka.

Ejiri Masahiro
Nascido em 1967, 5º dan no estilo Shotokan de karate, é treinador em karatedo e treinador esportivo oficial pela Japan Sports Association. É também árbitro A oficial nível nacional pela Japan Karatedo Federation, árbitro A da Asian Karatedo Federation e árbitro B da World Karate Federation.

Influenciado pelo tio, que lecionava karate, iniciou a prática desde o 3º ano do ensino fundamental. Alguns anos depois, quando já não havia karate na grade curricular, seguiu praticando a modalidade como atividade extra curricular.

Há 15 anos, fundou a academia Seiyukan, na qual leciona para alunos do ensino fundamental, levando-os ao campeonato nacional japonês todos os anos. Ejiri também participa da arbitragem do campeonato mundial anualmente.

Atualmente ocupa os cargos de diretor executivo e diretor de arbitragem da Nagano Karatedo Federation.

Os diferentes estilos*

O karate é originário de Okinawa, no Japão, onde surgiram os três estilos iniciais desta arte marcial: Shuri-te, Naha-te e Tomari-te. A partir destes, derivaram os demais estilos que foram surgindo e que existem até hoje.

Da capital Shuri, veio o Shuri-te, que valorizava a velocidade; enquanto em Naha, surgia o Naha-te, que dava ênfase à força. Da cidade portuária de Tomari, o Tomari-te, que incluia algumas características dos outros dois estilos, especialmente do Shuri-te.

Mais tarde, o Naha-te originou o estilo Goju-Ryu de karate. Shuri-te e Tomari-te deram origem aos estilos Shorin-Ryu, Shito-Ryu, Wado-Ryu e Shotokan que são os cinco estilos reconhecidos atualmente pela Federação Brasileira de Karate. Há, ainda, o Uechi-Ryu que não deriva dos três estilos iniciais.

Goju-Ryu
Fundado pelo Mestre Chojun Miyagi, o nome vem de Go (força) e Ju (flexibilidade). Suas técnicas primam pelo bloqueio, priorizando a rapidez no ataque. É uma técnica penosa, dura e verdadeira, caracterizada pela respiração "Kokyu" abdominal sonora.

Shorin-Ryu
O estilo Shorin, foi iniciado por Choshin Chibana, seguido por Katsuya Miyahira e Yoshihide Shinzato. Seus preceitos incluem respeito, cortesia, paz, fraternidade, dedicação, harmonia, justiça, união, humildade, paciência, otimismo, bom-senso, prudência, controle da violência e disciplina. Os treinamentos englobam preparo físico, mental e espiritual, defesa-pessoal e também meditação. Sem contato total, o estilo inclui diversas técnicas também de quedas, torções e imobilizações.

Shito-Ryu
O estilo Shito-Ryu foi criado por Kenwa Mabuni a partir da fusão das características de Naha-te e Shuri-te, resultando em uma grande riqueza de formas (katas). A palavra Shito traz os caracteres japoneses do nome de seus professores. "Shi" representa o primeiro kanji do nome de Itosu, "To" representa o primeiro kanji do nome de Higaona, e "Ryu" significa escola ou estilo.

Wado-Ryu
O estilo Wado-Ryu (estilo do caminho da paz) foi criado pelo Mestre Hironori Otsuka e, ao contrário dos demais, utiliza o mínimo de esforço. É baseado em princípios físicos e fisiológicos, utilizando esquivas, bases mais altas, técnicas peculiares e nomenclatura própria.

Shotokan
O principal nome é o do Mestre Gichin Funakoshi, que deu origem ao nome da técnica: Shotokan, significa "Academia de Shoto". Shoto, em japonês, significa Pinheiro, que foi o pseudônimo artístico utilizado pelo mestre Funakoshi ao assinar seus poemas. Sua técnica longa e ao mesmo tempo rápida é ideal para longa distância.

*com informações da Federação Brasileira de Karate

Realização Fundação Japão

Apoio Associação Cultural e Assistencial Mie Kenjin do Brasil


SERVIÇO
Workshop de Karate Shotokan em São Paulo
Quando: Quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017, às 19h
Onde: Associação Cultural e Assistencial Mie Kenjin do Brasil
Av. Lins de Vasconcelos, nº 3352 - Vila Mariana (próximo ao metrô Vila Mariana)
Duração: Aproximadamente 90 minutos
Inscrição: info@fjsp.org.br (Linha de assunto: Workshop de Karate Shotokan | com nome completo, e-mail, telefone para contato e informar se é ou não praticante de karate)
Vagas são limitadas
Mais informações: (11) 3141-0110

 Notícias
13/03/2024
Em abril, curso de Introdução à Cultura Okinawana em São Paulo
31/01/2024
KOKORO TO KOKORO chega no Canal Brasil em fevereiro
08/01/2024
25º Grand Kouhaku no Bunkyo em janeiro
02/11/2023
De 2 a 8 de novembro, Mostra de cinema Japonês em Curitiba
14/09/2023
CENIBRA é homenageada por governador de Minas Gerais
22/08/2023
Exame de Proficiência em Língua Japonesa com inscrições abertas
27/07/2023
Exposição Itinerante: Ambientes construídos: Um guia alternativo do Japão
04/07/2023
26º Festival das Cerejeiras – Sakura Matsuri em São Paulo
30/06/2023
Exposição inédita na Japan House São Paulo explora a cultura e as características do Japão a partir dos brinquedos
29/06/2023
Homenagem aos 115 anos da Imigração Japonesa do Brasil na Câmara Municipal de São Paulo
28/06/2023
Comunidade japonesa celebra 115 anos da imigração no Brasil em sessão solene da Alesp
18/05/2023
Bolsas de Estudos MEXT 2024 estão com inscrições abertas em Curitiba
20/03/2023
Em abril, Sesc Registro traz ao Vale do Ribeira exposição sobre o artista Takeo Sawada
10/03/2023
Participação de São Paulo no Global City Network for Sustainability em Tóquio
01/03/2023
Governo de São Paulo e Agência Japonesa se preparam para renovar cooperação em gestão ambiental, agricultura, segurança pública e saúde
28/02/2023
Festival do Japão em Minas acontece em março
19/01/2023
Japan House São Paulo recebe o engenheiro japonês de próteses Ken Endo
19/01/2023
Deputada japonesa visita Hospital Japonês Santa Cruz
11/01/2023
24º Gran Kohaku Utagasen acontece no dia 15 de janeiro em São Paulo”
11/01/2023
Governo Japonês oferece, em janeiro, Bolsa de Estudo MEXT nas modalidades de “Cultura e Língua Japonesa” e “Treinamento para Professores”


A empresa responsável pela publicação da mídia eletrônica www.nippo.com.br não é detentora de nenhuma agência de turismo e/ou de contratação de decasségui, escolas de línguas/informática, fábricas ou produtos diversos com nomes similares e/ou de outros segmentos.

O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva do anunciante. Antes de fechar qualquer negócio ou compra, verifique antes a sua idoneidade. Veja algumas dicas aqui.

© Copyright 1992 - 2022 - NippoBrasil - Todos os direitos reservados