Portal NippoBrasil - OnLine - 17 anos
Segunda-feira, 20 de novembro de 2017 - 13h22
  Empregos no Japão

  Busca
 
  Seções NippoBrasil
   Comunidade
   Opinião
   Circuito
   Notícias
   Agenda
   Dekassegui
   Entrevistas
   Especial
-
  Variedades
   Aula de Japonês
   Automóveis
   Artesanato
   Beleza
   Bichos
   Budô
   Comidas do Japão
   Cultura-Tradicional
   Culinária
   Haicai
   História do Japão
   Horóscopo
   Lendas do Japão
   Mangá
   Pesca
   Saúde
   Turismo-Brasil
   Turismo-Japão
-
  Esportes
   Copa do Mundo 2014
   Copa das
 Confederações 2013
-
  Especiais
   Imigração Japonesa
   120 anos de Amizade  Japão-Brasil
   Bomba de Hiroshima
   Japan House
   Festival do Japão 2016
-
 Colunas
   Conversando de RH
   Mensagens
     Roberto Shinyashiki
-
 Veja mais  Classificados
   Econômico
   Empregos no Brasil
   Guia Profissionais
   Imóveis
   Oportunidades
   Ponto de Encontro
-
  Interatividade
   Fale com a Redação
-
  Institucional
   Quem somos


31 de janeiro de 2017- Notícia - Portal NippoBrasil
 

Fundação Japão promove workshop
com karatecas japoneses

O evento é gratuito, aberto ao público, porém com vagas limitadas
 

(Fonte: Assessoria Fundação Japão)

Aceito recentemente pelo Comitê Olímpico Internacional para integrar as próximas olimpíadas, em 2020, no Japão, o karate começa a viver uma nova fase. Para promover a modalidade no Brasil, a Fundação Japão traz em fevereiro para o país dois karatecas japoneses do estilo Shotokan.

Os treinadores Okabe Shigehiro, 6º dan, e Ejiri Masahiro, 5º dan, estarão em São Paulo, em 16 de fevereiro, quinta-feira, para um workshop de Karate Shotokan, às 19h, que será gratuito e aberto ao público, tanto para praticantes como para não praticantes.

Para participar, basta enviar um e-mail para info@fjsp.org.br, colocando na linha de assunto "Workshop de Karate Shotokan", e informações do nome completo, e-mail, telefone para contato e informar se é ou não praticante de karate.

Depois deste evento, os dois atletas japoneses seguem para Minas Gerais, onde no sábado, dia 18, realizarão duas apresentações em Belo Horizonte (MG), durante a programação do 6º Festival do Japão de Minas.


Os convidados

Okabe Shigehiro
Nascido em 1952, é formado na Kyoto Sangyo University, 6º dan no estilo Shotokan de karate. Mestre 6º dan pela Japan Karatedo Federation, é examinador para proficiência de 3º nível pela Japan Karatedo Federation, árbitro oficial em kumite/kata nível nacional pela Japan Karatedo Federation e treinador avançado pela Japan Sports Association.

Iniciou no karate ainda no colégio, onde chegou a capitão da equipe na Kyoto Sangyo University. Sua equipe conquistou o título no 26º Campeonato Nacional Japonês de Karate.

Após a graduação, continuou se aperfeiçoando, atingindo boas colocações nos campeonatos nacionais. Há cerca de 20 anos, ao perceber as possibilidades que o treinamento e a disciplina do karate poderiam proporcionar no enfrentamento das adversidades do cotidiano, fundou uma academia onde, atualmente, se empenha transmitindo os cinco princípios do espírito de luta a homens e mulheres de 3 a 60 anos de idade.

Ocupa, hoje, os cargos de diretor executivo na Japan Karatedo Students Federation, diretor executivo e chefe da arbitragem da Kansai Karatedo Students Federation, diretor executivo da Japan Shotokan Karatedo Association e diretor geral da Japan Shotokan Karatedo Association-filial de Osaka.

Ejiri Masahiro
Nascido em 1967, 5º dan no estilo Shotokan de karate, é treinador em karatedo e treinador esportivo oficial pela Japan Sports Association. É também árbitro A oficial nível nacional pela Japan Karatedo Federation, árbitro A da Asian Karatedo Federation e árbitro B da World Karate Federation.

Influenciado pelo tio, que lecionava karate, iniciou a prática desde o 3º ano do ensino fundamental. Alguns anos depois, quando já não havia karate na grade curricular, seguiu praticando a modalidade como atividade extra curricular.

Há 15 anos, fundou a academia Seiyukan, na qual leciona para alunos do ensino fundamental, levando-os ao campeonato nacional japonês todos os anos. Ejiri também participa da arbitragem do campeonato mundial anualmente.

Atualmente ocupa os cargos de diretor executivo e diretor de arbitragem da Nagano Karatedo Federation.

Os diferentes estilos*

O karate é originário de Okinawa, no Japão, onde surgiram os três estilos iniciais desta arte marcial: Shuri-te, Naha-te e Tomari-te. A partir destes, derivaram os demais estilos que foram surgindo e que existem até hoje.

Da capital Shuri, veio o Shuri-te, que valorizava a velocidade; enquanto em Naha, surgia o Naha-te, que dava ênfase à força. Da cidade portuária de Tomari, o Tomari-te, que incluia algumas características dos outros dois estilos, especialmente do Shuri-te.

Mais tarde, o Naha-te originou o estilo Goju-Ryu de karate. Shuri-te e Tomari-te deram origem aos estilos Shorin-Ryu, Shito-Ryu, Wado-Ryu e Shotokan que são os cinco estilos reconhecidos atualmente pela Federação Brasileira de Karate. Há, ainda, o Uechi-Ryu que não deriva dos três estilos iniciais.

Goju-Ryu
Fundado pelo Mestre Chojun Miyagi, o nome vem de Go (força) e Ju (flexibilidade). Suas técnicas primam pelo bloqueio, priorizando a rapidez no ataque. É uma técnica penosa, dura e verdadeira, caracterizada pela respiração "Kokyu" abdominal sonora.

Shorin-Ryu
O estilo Shorin, foi iniciado por Choshin Chibana, seguido por Katsuya Miyahira e Yoshihide Shinzato. Seus preceitos incluem respeito, cortesia, paz, fraternidade, dedicação, harmonia, justiça, união, humildade, paciência, otimismo, bom-senso, prudência, controle da violência e disciplina. Os treinamentos englobam preparo físico, mental e espiritual, defesa-pessoal e também meditação. Sem contato total, o estilo inclui diversas técnicas também de quedas, torções e imobilizações.

Shito-Ryu
O estilo Shito-Ryu foi criado por Kenwa Mabuni a partir da fusão das características de Naha-te e Shuri-te, resultando em uma grande riqueza de formas (katas). A palavra Shito traz os caracteres japoneses do nome de seus professores. "Shi" representa o primeiro kanji do nome de Itosu, "To" representa o primeiro kanji do nome de Higaona, e "Ryu" significa escola ou estilo.

Wado-Ryu
O estilo Wado-Ryu (estilo do caminho da paz) foi criado pelo Mestre Hironori Otsuka e, ao contrário dos demais, utiliza o mínimo de esforço. É baseado em princípios físicos e fisiológicos, utilizando esquivas, bases mais altas, técnicas peculiares e nomenclatura própria.

Shotokan
O principal nome é o do Mestre Gichin Funakoshi, que deu origem ao nome da técnica: Shotokan, significa "Academia de Shoto". Shoto, em japonês, significa Pinheiro, que foi o pseudônimo artístico utilizado pelo mestre Funakoshi ao assinar seus poemas. Sua técnica longa e ao mesmo tempo rápida é ideal para longa distância.

*com informações da Federação Brasileira de Karate

Realização Fundação Japão

Apoio Associação Cultural e Assistencial Mie Kenjin do Brasil


SERVIÇO
Workshop de Karate Shotokan em São Paulo
Quando: Quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017, às 19h
Onde: Associação Cultural e Assistencial Mie Kenjin do Brasil
Av. Lins de Vasconcelos, nº 3352 - Vila Mariana (próximo ao metrô Vila Mariana)
Duração: Aproximadamente 90 minutos
Inscrição: info@fjsp.org.br (Linha de assunto: Workshop de Karate Shotokan | com nome completo, e-mail, telefone para contato e informar se é ou não praticante de karate)
Vagas são limitadas
Mais informações: (11) 3141-0110





 Notícias
16/11/2017
Documentário sobre a arte popular do Japão - Mingei
14/11/2017
Apresentação das crianças com autismo do projeto PIPA no Bunkyo
13/11/2017
Lançamentos e atrações exclusivas marcam a participação da Honda no Salão Duas Rodas 2017
13/11/2017
Aliança Cultural Brasil Japão comemora aniversário com palestra sobre geopolítica
08/11/2017
Construção do novo Memorial da Imigração Japonesa em Registro-SP
31/10/2017
Festival da Cultura Japonesa em Santos acontece no dia 05/11
27/10/2017
Mostra de filmes japoneses em Curitiba
26/10/2017
Presidente do Hospital Santa Cruz recebe Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de SP
25/10/2017
Secretaria da Cultura do Estado apoia Ato pela Justiça e Paz no Mundo no Templo Zu Lai
24/10/2017
Projeto de revitalização do bairro da Liberdade começa com mutirão de limpeza
19/10/2017
Ayao Okamoto em "Desdobras", mostra individual no Espaço Cultural Humanar em São Paulo
17/10/2017
VI Colóquio Internacional de Filosofia Oriental da Unicamp
10/10/2017
Dia da Cultura Japonesa 2017 no Mercado Municipal de Curitiba
09/10/2017
Wakabayashi apresenta individual na Sociarte
06/10/2017
Confira os restaurantes orientais da 21ª São Paulo Restaurant Week
18/09/2017
Ikigai – Unindo Gerações
15/09/2017
Honda revela o Conceito Urban EV e sistema de energia inteligente no Salão do Automóvel de Frankfurt 2017
15/09/2017
Inauguração do restaurante Japan Tower no centro de São Paulo
14/09/2017
Um ano de Japão: apaixonado pelo país, Anderson Lopes comemora números e carinho dos fãs
13/09/2017
Lendas e manifestações folclóricas ilustram 8ª Exposição de Washi-ê
08/09/2017
Erica Mizutani volta a Paris para participar do mural efêmero 13'or urbain
06/09/2017
Miniso, concorrente da japonesa Daiso chega ao Brasil
01/09/2017
Aliança Cultural promove evento para apresentar seus cursos

A empresa responsável pela publicação da mídia eletrônica www.nippobrasil.com.br não é detentora de nenhuma agência de turismo e/ou de contratação de decasségui, escolas de línguas/informática, fábricas ou produtos diversos com nomes similares e/ou de outros segmentos.

O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva do anunciante. Antes de fechar qualquer negócio ou compra, verifique antes a sua idoneidade. Veja algumas dicas aqui.

© Copyright 1992 - 2017 - NippoBrasil - Todos os direitos reservados - www.nippo.com.br

132 usuários online


Redação: editor@nippo.com.br

Diretoria: diretoria@nippo.com.br

Vendas: anuncie@nippo.com.br

Tel: (11) 9 5371 4019 (TIM)

Mais contatos e envio de releases