Portal NippoBrasil - OnLine - 19 anos
Quinta-feira, 18 de abril de 2024 - 5h00
  Empregos no Japão

  Busca
 

SEÇÕES
Comunidade
Opinião
Circuito
Notícias
Agenda
Dekassegui
Entrevistas
Especial
-
VARIEDADES
Aula de Japonês
Automóveis
Artesanato
Beleza
Bichos
Budô
Comidas do Japão
Cultura-Tradicional
Culinária
Haicai
História do Japão
Horóscopo
Lendas do Japão
Mangá
Pesca
Saúde
Turismo-Brasil
Turismo-Japão
-
ESPECIAIS
Imigração
Tratado Amizade
Bomba Hiroshima
Japan House
Festival do Japão
-
COLUNAS
Conversando RH
Mensagens
Shinyashiki
-
CLASSIFICADOS
Econômico
Empregos BR
Guia Profissionais
Imóveis
Oportunidades
Ponto de Encontro
-
INSTITUCIONAL
Redação
Quem somos
-
06 de setembro de 2016 - Notícia - Portal NippoBrasil
 
Atores orientais lançam canal de vídeo
pró-diversidade a partir de setembro

(Fonte e fotos: Divulgação)

Após polêmica escolha de atores sem ascendência oriental na nova novela da TV Globo, Sol Nascente, um grupo de atores orientais, o Coletivo Oriente-se, lançou manifesto, no dia 31 de agosto, contra o chamado yellowface, pessoas brancas que interpretam orientais. O grupo reivindica a presença de mais atores orientais em produções audiovisuais brasileiras. A partir de setembro, o grupo publicará semanalmente, em sua página do Facebook (www.facebook.com/ColetivoOrienteSe), um vídeo ficcional de drama ou comédia com a presença de orientais.


Ligia Yamaguti, Marcos Miura e Cristina Sano

"É triste para nós saber que as pessoas nos veem como estrangeiros, sendo que nascemos, crescemos, produzimos e contribuímos para o crescimento do País como qualquer outro cidadão brasileiro", comenta Marcos Miura, um dos atores e redatores do coletivo. Para a atriz Cristina Sano, uma das fundadoras da iniciativa: "É necessário aumentar a representatividade das várias etnias brasileiras, especialmente da etnia oriental, em produções de televisão, cinema e teatro." Para o ator Rogério Nagai: "É necessário ter espaço em igualdade para todas as etnias, sem preconceito ou discriminação".

Sobre o Coletivo Oriente-se

O grupo
O Oriente-se é um coletivo de atores profissionais brasileiros com ascendência oriental que tem como objetivo difundir a diversidade da etnia brasileira em produções cênicas, midiáticas e audiovisuais do País.


Veja o texto do Manifesto divulgado pelo grupo:
Manifesto do Coletivo Oriente-se no Brasil pela igualdade étnica

"Nós, artistas e profissionais das artes com ou sem ascendência oriental, seja japonesa, seja chinesa, ou coreana, reivindicamos igualdade no tratamento justo a todos os cidadãos, repugnando práticas de discriminação étnica que ocorrem em algumas produções audiovisuais que retratam o oriental de forma estereotipada, preconceituosa e distorcida da realidade. Em especial produções populares de rede aberta, como novelas, seriados e comerciais, que atingem a maioria da parcela dos cidadãos brasileiros, influenciam diretamente a sociedade, promovendo, às vezes, conceito deturpado e negativo, denegrindo a imagem dos orientais e educando as novas gerações com a visão preconceituosa contra a nossa comunidade.

Somos parte integrante da sociedade brasileira, nascemos, vivemos e contribuímos com muito trabalho para o enriquecimento e o desenvolvimento de nossa nação. Ter a presença de atores e artistas orientais em produções de audiovisual em papéis não estereotipados e de forma respeitosa é o mínimo e o justo que a comunidade oriental brasileira merece, em retribuição e gratidão por mais de um século de história em terras brasileiras. Somos brasileiros e exigimos respeito para todos, independentemente de sua ascendência. A diversidade étnica, social e/ou de gênero é fundamental e necessária para o crescimento de qualquer cidadão.

Entendemos que, perante as desigualdades existentes, não basta rejeitar as práticas de discriminação, mas sim realizar ações que possam corrigir distorções e aproximar indivíduos. É responsabilidade de cada um de nós, brasileiros, promover a igualdade no cotidiano, por meio de nossos atos, trabalhos e postura. É de extrema importância que os profissionais que atuam diretamente na concepção e produção de obras de audiovisual tenham a consciência de que a sua criação pode influenciar positivamente a nossa sociedade e difundir a diversidade. Cabe também a nós, artistas orientais brasileiros, fomentar a imagem positiva de nossa comunidade, por meio de nosso trabalho artístico, para que as futuras gerações possam se olhar com a autoestima de um cidadão brasileiro pertencente a esta nação.

São Paulo, 31 de agosto de 2016."

 Notícias
13/03/2024
Em abril, curso de Introdução à Cultura Okinawana em São Paulo
31/01/2024
KOKORO TO KOKORO chega no Canal Brasil em fevereiro
08/01/2024
25º Grand Kouhaku no Bunkyo em janeiro
02/11/2023
De 2 a 8 de novembro, Mostra de cinema Japonês em Curitiba
14/09/2023
CENIBRA é homenageada por governador de Minas Gerais
22/08/2023
Exame de Proficiência em Língua Japonesa com inscrições abertas
27/07/2023
Exposição Itinerante: Ambientes construídos: Um guia alternativo do Japão
04/07/2023
26º Festival das Cerejeiras – Sakura Matsuri em São Paulo
30/06/2023
Exposição inédita na Japan House São Paulo explora a cultura e as características do Japão a partir dos brinquedos
29/06/2023
Homenagem aos 115 anos da Imigração Japonesa do Brasil na Câmara Municipal de São Paulo
28/06/2023
Comunidade japonesa celebra 115 anos da imigração no Brasil em sessão solene da Alesp
18/05/2023
Bolsas de Estudos MEXT 2024 estão com inscrições abertas em Curitiba
20/03/2023
Em abril, Sesc Registro traz ao Vale do Ribeira exposição sobre o artista Takeo Sawada
10/03/2023
Participação de São Paulo no Global City Network for Sustainability em Tóquio
01/03/2023
Governo de São Paulo e Agência Japonesa se preparam para renovar cooperação em gestão ambiental, agricultura, segurança pública e saúde
28/02/2023
Festival do Japão em Minas acontece em março
19/01/2023
Japan House São Paulo recebe o engenheiro japonês de próteses Ken Endo
19/01/2023
Deputada japonesa visita Hospital Japonês Santa Cruz
11/01/2023
24º Gran Kohaku Utagasen acontece no dia 15 de janeiro em São Paulo”
11/01/2023
Governo Japonês oferece, em janeiro, Bolsa de Estudo MEXT nas modalidades de “Cultura e Língua Japonesa” e “Treinamento para Professores”


A empresa responsável pela publicação da mídia eletrônica www.nippo.com.br não é detentora de nenhuma agência de turismo e/ou de contratação de decasségui, escolas de línguas/informática, fábricas ou produtos diversos com nomes similares e/ou de outros segmentos.

O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva do anunciante. Antes de fechar qualquer negócio ou compra, verifique antes a sua idoneidade. Veja algumas dicas aqui.

© Copyright 1992 - 2022 - NippoBrasil - Todos os direitos reservados