(Foto: Divulgação)
De 26 de março
a 6 de abril, o Centro Cultural São Paulo (CCSP) apresenta
a mostra Super 16, com a exibição de grandes clássicos
do cinema em 16mm, dando ênfase à nostalgia usando
antigos projetores 16 mm, acoplados ao sistema de som digital das
salas de cinema do CCSP. O 16 mm teve sua origem no final dos anos
20 e por mais de cinco décadas foi considerado um importante
difusor do acesso ao cinema por diversos públicos pela facilidade
e praticidade na instalação dos projetores, tornando
praticamente qualquer espaço, um espaço de exibição,
o que fortaleceu o circuito alternativo em um período onde
ir ao cinema era um hábito limitado pelas instalações
de alto custo existentes nos espaços adaptados.
A seleção
inclui 26 filmes em película, todos com áudio original
e legendados em português, a mostra resgata obras clássicas
do cinema disponíveis em acervos inusitados de colecionadores
do formato, possibilitando ao público a experiência
de rever grandes filmes em 16 mm.
Trata-se de
um panorama cinematográfico que inclui três filmes
em 16 mm de Michelangelo Antonioni, os clássicos A Aventura
e Crimes da Alma, e o raro As Amigas; Kramer vs Kramer (1978), de
Roberto Benton; A Noviça Rebelde (1965), de Robert Wise;
Cidadão Kane, de Orson Welles Sonhos de Mulheres (1955),
de Ingmar Bergman; De Crápula a Herói (1959), de Roberto
Rossellini; Divórcio à Italiana (1960), de Pietro
Germi; Pai e Filha (1949) e Fim de Verão (1961) de Yasujiro
Ozu, entre outros.
Lígia
Rocha, curadora-adjunta do núcleo de cinema do CCSP, ressalta
que este formato em 16 mm permite basicamente a possibilidade
de produzir, distribuir e exibir filmes com boa qualidade de imagem
por um custo mais acessível em comparação a
outros formatos disponíveis. Quase todos os filmes da mostra
foram filmados em formato 35 mm e o diferencial em vê-los
em 16 mm desperta interesse porque na maioria das vezes é
o padrão encontrado nos acervos das distribuidoras de filmes
e, em uma escala comercial, em razão dos cuidados específicos
necessários para a conservação dessas películas.
Entre outras razões, torna a bitola 16 mm mais viável
em termos de custo, sendo utilizada até hoje como opção
para captar imagens em algumas produções independentes
como documentários e videoclipes por exemplo, além
de ser bastante utilizado no circuito alternativo (cineclubes, grupos
de estudo, coletivos etc). Considero os filmes mais atuais selecionados
na mostra, como Kramer vs. Kramer, Fuga de Nova
York, O Jovem Frankenstein e A Noviça
Rebelde, pois são clássicos que a grande maioria
do público teve a possibilidade de assistir em 35mm, VHS
ou digital.
Filme:
El Topo
Sinopses:
Quando Morre
o Dia
(Sundown, 1941, 90 min, 16mm, drama)
Gene Tierney, Bruce Cabot e George Sanders
Ingleses lutando contra nazistas na África descobrem
uma misteriosa mulher exótica vivendo entre os nativos e
ela se alista para derrotar os alemães.
Amores de
Uma Loira
(Lasky
Jedne Plavovlasky, 1966, 85 min, 16mm, drama)
Hana Brejchova, Vladimir Pucholt, Vladimir Mensik
Em uma
pequena cidade da Tchecoslovaquia, jovens e mulheres sentem-se solitários.
Para acabar com tal solitude, o exército envia um grupo de
reservistas para o local. Em uma festa, as jovens mulheres percebem
que o conjunto é composto de homens de meia-idade e nem um
pouco atraentes. Apenas Andula deixa a comemoração
acompanhada. Porém, as coisas não saíram como
o planejado.
Cidadão
Kane
(Citizen
Kane, 1941, 119 min, 16mm, drama)
Joseph Cotten, Dorothy Comingore e Agnes Moorehead
Dirigido
por Orson Welles, o longa conta a ascensão de um mito da
imprensa americana. De garoto pobre no interior a magnata de um
império do jornalismo e da publicidade mundial. Inspirado
na vida do milionário William Randolph Hearst.
Roma, Cidade
Aberta
(Roma,
Città Aperta, 1945, 98 min, 16mm, drama)
Aldo Fabrizi, Anna Magnani e Marcello Pagliero
Entre
1943 e 44, Roma, sob ocupação nazista, é declarada
"cidade aberta", para evitar bombardeios aéreos.
Nas ruas, comunistas e católicos deixam suas diferenças
de lado para combater os alemães e as tropas fascistas. Filmado
logo após a libertação da Itália, em
locações reais e com atores amadores, Roma, Cidade
Aberta tornou-se o marco inicial do neo-realismo italiano, que mostrou
ao mundo que era possível se fazer cinema mesmo sob as condições
mais precárias.
A Aventura
(La
Avventura, 1960, 135 min, 16mm, drama)
Gabriele Ferzetti, Monica Vitti, Léa Massari
No final
do verão, um grupo de romanos endinheirados parte em um cruzeiro
da Sicília e para em uma desolada ilha no meio do Mediterrâneo.
Tudo vai bem até que Anna (Lea Massari) some. Os viajantes
decidem então que parte do grupo deve ir até uma ilha
próxima para comunicar o desaparecimento. Sandro (Gabriele
Ferzetti), o namorado, e Claudia (Monica Vitti), a melhor amiga
de Anna, permanecem no local do misterioso desaparecimento e, enquanto
a procuram, acabam se apaixonando.
Crimes da
Alma
(Cronaca
di un amore, 1950, 98 min, 16mm, drama)
Lucia Bosé, Massimo Girotti e Ferdinando Sarmi
Casada
há apenas um ano com um rico empresário, Paola reencontra
um antigo amor. Ao mesmo tempo, seu marido ciumento pede que um
detetive investigue seu passado.
De Crápula
a Herói
(Il
generale Della Rovere, 1959, 132 min, 16mm, drama)
Vittorio De Sica, Hannes Messemer e Sandra Milo
Durante
a Segunda Guerra Mundial, Emanuele Bertone é capturado pelos
nazistas e condenado à morte, após se fingir de coronel
do exército italiano. Para se livrar da pena, ele é
obrigado pelos alemães a se passar pelo general Della Rovere,
líder da Resistência, para se infiltrar e descobrir
os inimigos do Reich.
O Dever Conjugal
(Marcia
Nuziale, 1965, 83 min, 16mm, comédia)
Alexandra Stewart, Catherine Faillot e Gaia Germani
Quatro
histórias abordam o casamento, dos preparativos, a primeira
noite e os problemas cotidianos da vida a dois.
Divórcio
à Italiana
(Divorzio all'italiana, 1960, 105 min, 16mm,
comédia)
Marcello Mastroianni, Daniela Rocca e Stefania Sandrelli
O
barão Fefé Cefalu está entediado com a vida
e a mulher, Rosalia. Ele se apaixona pela prima quando os dois passam
o verão juntos no mesmo castelo. Como o divórcio era
impossível na Itália nos anos 60, ele decide matar
a esposa simulando uma situação de adultério,
o que o livraria da cadeia.
Fogo de
Outono
(Dodsworth,
1936, 101 min, 16mm, drama)
Walter Huston, Ruth Chatterton e Paul Lukas
Um empresário
se aposenta vendendo sua montadora de veículos e parte em
uma viagem com sua esposa para a Europa, que está em negação
sobre sua idade e usa a viagem como uma oportunidade de flertar
com outros homens.
Algemas Partidas
(Let
no man write my epitaph, 1960, 106 min, 16mm, drama)
Burl Ives, Shelley Winters e James Darren
Na véspera
de Natal a garçonete Nellie Romano (Shelley Winters) se desentende
com seu chefe e acaba sendo demitida. Enquanto tenta resolver a
situação seu apartamento é "invadido"
por pessoas que foram até lá para comemorar o Natal
e decidem "adotar" seu filho Nick, que após se
tornar um jovem é surpreendido com a notícia de que
sua mãe Nellie, assumi que é uma prostituta e que,
além disto, se tornou uma viciada em drogas.
Paixões
que Alucinam
(Shock
Corridor, 1963, 101 min, 16mm, drama)
Gene Evans, Constance Towers e Peter Breck
O presunçoso
e respeitado jornalista Johnny Barrett (Peter Breck) compromete-se
a resolver um assassinato cometido num hospício. Para tanto,
ele se interna como louco na própria instituição,
mesmo sob protestos da namorada, a stripper Cathy (Constance Towers).
A princípio, o jornalista sente prazer em simular sua loucura,
mas, aos poucos, perde sua lucidez em contatos com os outros internos,
principalmente com os que testemunharam o assassinato.
Sala Lima Barreto - INGRESSO CINEMA valor: R$1,00
Dersu Uzala
(Dersu
Uzala, 1975, 144 min, 16mm, drama)
Maksim Munzuk, Yuriy Solomin e Mikhail Bychkov
Drama
contemplativo realizado por Kurosawa quando exilado do Japão.
A Rússia financiou a história, passada no fim do século
19, que narra a aventura de um explorador e cartógrafo russo
na Sibéria, onde pretende mapear toda a região. Para
isso conta com ajuda de caçador mongol. Oscar de melhor filme
estrangeiro.
Fuga de Nova
York
(Escape
from New York, 1981, 99 min, 16mm, ação)
Kurt Russell, Lee Van Cleefe e Ernest Borgnine
Em 1997
Nova York se tornou uma prisão de segurança máxima,
onde estão os piores criminosos. Se fugir de lá é
impossível entrar é no mínimo insano, mas quando
o avião do Presidente (Donald Pleasence) cai em Manhattan,
é oferecida a liberdade a um condenado e herói de
guerra (Kurt Russell) para resgatar o mandatário.
O Grande
Ditador
(The Great Dictator, 1940, 125 min, 16mm, comédia)
Charles Chaplin, Paulette Goddard e Jack Oakie
Adenoid
Hynkel (Charles Chaplin) assume o governo de Tomainia. Ele acredita
em uma nação puramente ariana e passa a discriminar
os judeus locais. Esta situação é desconhecida
por um barbeiro judeu (Charles Chaplin), que está hospitalizado
devido à participação em uma batalha na 1ª
Guerra Mundial. Ele recebe alta, mesmo sofrendo de amnésia
sobre o que aconteceu na guerra. Por ser judeu, passa a ser perseguido
e precisa viver no gueto. Lá conhece a lavadora Hannah (Paulette
Goddard), por quem se apaixona.
O Jovem
Frankenstein
(Young
Frankenstein, 1974, 106 min, 16mm, comédia)
Gene Wilder, Madeline Kahn e Marty Feldman
Um jovem
neurocirurgião herda o castelo de seu avô, o famoso
Dr. Victor von Frankenstein. Ele acredita que o trabalho de seu
avô era pura bobagem, até descobrir em um de seus livros
antigos um trabalho sobre reanimação de órgãos,
então ele muda radicalmente de opinião.
Júlia
(Julia,
1977, 117 min, 16mm, drama)
Jane Fonda, Vanessa Redgrave e Jason Robards
Nos anos
30, Lillian (Jane Fonda) começa a ter sucesso escrevendo
peças com a ajuda do escritor Dashiell Hammett (Jason Robards).
Enquanto isso, Julia (Vanessa Redgrave), bastante idealista, estuda
em Viena e enfrenta o regime nazista. Quando Lillian vai a Rússia
para uma conferência de escritores, recebe um pedido de sua
amiga: transportar clandestinamente uma grande soma de dinheiro
da Rússia para Alemanha, recursos que serão usado
contra o nazismo.
O Silêncio
(Tystnaden, 1963, 96 min, 16mm, drama)
Birger Malmsten, Gunnel Lindblom e Håkan Jahnberg.
Duas
irmãs com dificuldades de relacionamento, Esther e Anna,
e o filho desta, viajam para a Suécia. Porém, no meio
da jornada, são obrigadas a parar num país estrangeiro,
onde se hospedam num hotel quase deserto. Neste local, elas se defrontam
com o vazio existencial de suas vidas.
Punhos de
Campeão
(The Set-Up, 1949, 72 min, 16mm, drama)
Robert Ryan, George Tobias e Audrey Totter
O lutador de boxe Bill Stoker (Robert Ryan) está
chegando ao fim de sua carreira, pois sua esposa o pressiona para
que se aposente. Uma grande luta está chegando e Stoker acredita
que, se vencer, sua carreira mudará de rumo. Porém,
o agente do boxeador vendeu a luta para um mafioso, sem que Bill
saiba.
As Amigas
(Le
Amiche, 1955, 104 min, 16mm, drama)
Eleonora Rossi Drago, Gabriele Ferzetti, Franco Fabrizi
Clelia
deixa Roma para abrir um novo saloon em sua terra natal. Em sua
primeira noite, a mulher da porta ao lado toma uma overdose de pílulas.
Clélia envolve-se com a intenção de ajudar,
assim tornando-se amiga.
A Rainha
do Chantecler
(La
reina del Chantecler, 1962, 112 min, 16mm, drama)
Sara Montiel, Alberto de Mendoza e Luigi Giuliani
Em meio
a Primeira Guerra Mundial e à destruição na
Europa, a cantora de café conhecida como "a bela Charito"
(Sara Montiel) vive uma tórrida história de amor com
um de seus fãs. Charito tem o espírito livre, e acredita
que um compromisso mais sério poderá interferir em
sua carreira, por isso, quando é pedida em casamento por
seu amante, ela prefere renunciar a um futuro com ele do que abandonar
seu canto. Quando ele comete suicídio, após ter seu
pedido de casamento recusado, ela tenta encontrar consolo no trabalho
e nos braços de um velho amor...
Sonhos de
Mulheres
(Kvinnodrom,
1955, 83 min, 16mm, drama)
Gunnar Bjornstrand, Harriet Andersson e Eva Dahlbeck
Acompanhe
os tormentos, os sonhos e as relações amorosas de
duas mulheres: Susanne, diretora de um estúdio de moda em
Estocolmo, e Doris, uma jovem e inexperiente modelo fotográfica.
Uma viagem para outra cidade irá alterar para sempre suas
vidas.
Kramer vs.
Kramer
(Kramer
vs. Kramer, 1978, 105 min, 16mm, drama)
Dustin Hoffman, Meryl Streep e Jane Alexander
Ted Kramer
(Dustin Hoffman) é um profissional para quem o trabalho vem
antes da família. Joanna (Meryl Streep), sua mulher, não
pode mais suportar esta situação e sai de casa, deixando
Billy (Justin Henry), o filho do casal. Quando Ted consegue finalmente
ajustar seu trabalho às novas responsabilidades, Joanna reaparece
exigindo a guarda da criança. Ted não aceita e os
dois vão para o tribunal lutar pela custódia do garoto.
No Tempo
das Diligências
(Stagecoach,
1939, 97 min, 16mm, drama)
John Wayne, Claire Trevor e Thomas Mitchell
Um grupo
de nove pessoas são obrigadas a embarcar em uma perigosa
jornada em cima de carruagens através do Arizona, em um território
indígena. Sendo levados por cavalos durante bastante tempo,
cada um tem o seu motivo pessoal para realizar tal viagem. No meio
do caminho eles terão que enfrentar Geronimo e seus guerreiros
apaches, e contra eles contarão apenas com a ajuda do cowboy
Ringo Kid (John Wayne).
A Noviça
Rebelde
(The
Sound of Music, 1965, 174 min, 16mm, musical)
Julie Andrews, Christopher Plummer, Richard Haydn
No final
da década de 30, na Áustria, quando o pesadelo nazista
estava prestes a se instaurar no país, uma noviça
que vive em um convento, mas não consegue seguir as rígidas
normas de conduta religiosa, vai trabalhar como governanta na casa
do capitão Von Trapp, que tem sete filhos, ele é viúvo
e os educa como se fizessem parte de um regimento. Sua chegada modifica
drasticamente o padrão da família, trazendo alegria
novamente ao lar da família Von Trapp e conquista o carinho
e o respeito das crianças, mas ela termina se apaixonando
pelo capitão, que está comprometido com uma rica baronesa.
Os Amantes
Crucificados
(Chikamatsu
monogatari, 1954, 102 min, 16mm, drama)
Kazuo Hasegawa, Kyôko Kagawa e Eitarô Shindô
Kyoto,
final do século XVII. Ishun, um senhor abastado e com direito
ao uso de espada, é casado com a jovem Osan, frustrada e
insatisfeita. Mohei, empregado de Ishun, utiliza indevidamente a
assinatura do patrão a pedido de Osan, mas acaba descoberto
e é preso. Tem início um amor impossível, onde
Osan escolhe o amor com risco de vida e assume as implicações.
Oharu - A
Vida de uma Cortesã
(Saikaku
Ichidai Onna, 1952, 148 min, 16mm, drama)
Kinuyo Tanaka, Toshiro Mifune e Toshiaki Konoe
Baseado
em romance de Saikaku Ihara, o filme conta a história da
vida de Oharu, uma mulher que na juventude fazia parte da corte
do imperador e que em virtude de um relacionamento acaba como pedinte
e cortesã, já senhora.
Pai e Filha
(Banshun, 1949, 108 min, 16mm, drama)
Setsuko Hara, Chishu Ryu e Sugimara Haruko
Noriko
é uma jovem que dedica sua vida a cuidar de seu pai, o viúvo
Somiya. Mas Somiya e sua irmã fazem Noriko achar que ele
vai se casar novamente, e assim ela aceita conhecer um pretendente
a marido. Apesar de gostar de seu pretendente, se ressente por seu
pai estar casando novamente, no que é aconselhada por ele
a buscar sua própria felicidade.
Fim de Verão
(Kohayagawa-ke No Aki, 1961, 103 min, 16mm,
drama)
Chieko Naniwa, Ganjiro Nakamura e Hisaya Morishige
Retrato
das mudanças sofridas pelo Japão após a Segunda
Guerra Mundial. A época é retratada através
da família Kohayagawa, proprietária de uma próspera
fábrica de sakê. O chefe do clã tem uma amante
e uma filha já adulta e passa agora por problemas de saúde.
A filha mais nova tem um casamento arranjado e, ao mesmo tempo,
ajuda a cunhada viúva a encontrar um novo marido.
Confira a programação: http://www.centrocultural.sp.gov.br/programacao_cinema_1.html
Serviço:
Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro,
1000 Paraíso (Próximo às estações
Paraíso e Vergueiro do metrô)
Sala Paulo Emílio
Salles Gomes / Sala Lima Barreto (99 lugares)
A bilheteria
será aberta somente no dia do evento e em seu horário
de funcionamento (terça a sábado, das 13h às
21h30; domingos, das 13h às 20h30) - os ingressos não
estarão disponíveis pela internet
Ingressos: R$1,00
(taxa de manutenção, sem direito a meia-entrada)
|