Apesar
da retração econômica, e consequentemente da
queda do consumo interno, o Brasil ainda é um bom mercado
para as companhias do Japão. É o que pensam 14 pequenas
e médias empresas daquele país, que, com apoio da
Japan External Trade Organization (JETRO), órgão do
governo japonês que tem a finalidade de promover os investimentos
e o comércio exterior, querem aproveitar a 52ª International
Brazilian Gift Fair, entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março,
no Expo Center Norte, na capital paulista, para fazer negócios.
Brasil e Japão mantêm relações centenárias
e diversificadas que, com o Tratado de Amizade, Comércio
e Navegação, completaram 120 anos em 2015.
Um dos
maiores parceiros comerciais do Brasil na Ásia, o Japão
tem planos em aumentar as exportações ao mercado brasileiro,
com o incremento dos investimentos e a divulgação
de novas tecnologias, apoiadas também em produtos tradicionais,
através da participação em feiras e exposições
internacionais no país, como a própria Gift Fair.
Há um crescente interesse pela cultura japonesa não
só no Brasil, mas no mundo todo. Isto se deve ao elevado
desempenho econômico japonês na comunidade internacional
e por fornecermos aos consumidores produtos de alta qualidade,
explica Atsushi Okubo, diretor-presidente da JETRO no Brasil.
As companhias
japonesas que participam da Gift Fair apostam em produtos sofisticados
inéditos que aliam modernidade à tradição,
originalidade à funcionalidade. A seleção das
companhias pela JETRO, que trabalha na busca por empresas brasileiras
para a compra e distribuição dos artigos japoneses
na feira, privilegia produtos que facilitam o dia a dia e que poderão
dar um toque especial na vida e ambientação contemporânea
das casas brasileiras.
Duas
das empresas do Japão que estarão na feira em São
Paulo apostam, entretanto, no segmento de higiene e beleza, que
movimentou US$ 43,5 bilhões em 2014 segundo o Instituto Euromonitor,
para ganhar espaço no mercado brasileiro. A Kobataen, empresa
de Quioto, apresenta o lenço antibrilho que tira o brilho
causado pelo excesso de oleosidade, evitando o trabalho de maquiar
a área oleosa repetidas vezes. Ele contém chá-verde,
que além de conferir um aroma suave e leve da erva, traz
benefícios de suas substâncias inerentes, como a catequina.
A Peacherino,
empresa de Okazaki, província de Aichi, por sua vez, apresenta
a escova de cabelos Lift Brush, que levanta a flacidez do rosto,
e o massageador Lift Roller. Ambos os produtos contêm um minério
natural que atua sobre os meridianos e coloca o músculo do
couro cabeludo de volta à posição natural,
combatendo a flacidez.
Além
da Kobataen e Peacherino, participam da Gift Fair a Aderia (marca
de utensílios de vidros de mesa fabricada pela Ishizuka),
Ceramic Ai (xícaras e canecas de porcelana), Isuke (peças
em laca), Heads (embalagens para presentes), Kimura Ohshido (bonecos
de porcelana e madeira), Maruwa (furoshiki panos quadrados),
Nousaku (artigos fundidos), Sanko (produtos fluorescentes), The
Skater (produtos plásticos), MAC Corporation, Suncraft e
Serendipity (fabricantes de facas de cozinha).
Otimismo
no futuro - De olho no futuro das relações comerciais,
Okubo tem o desejo de unir ainda mais o fator cultural e os negócios
entre o Brasil e o Japão. Segundo ele, para atuar no mercado
brasileiro, as companhias japonesas também devem fazer o
seu papel, prospectando e analisando as áreas de atuação.
Dizem que o Brasil está em crise, mas acredito que
há muitas oportunidades de negócios por aqui,
destaca o diretor da JETRO.
Em 2014,
segundo o Ministério das Relações Exteriores
(Itamaraty), o Japão figurou como o segundo principal parceiro
comercial do Brasil na Ásia e o sexto no mundo (quinto principal
destino das exportações brasileiras e sétima
fonte de importações). O Japão foi, em 2014,
a quinta maior fonte de investimento estrangeiro direto (IED), com
fluxo de investimentos de US$ 3,7 bilhões (contra US$ 2,5
bilhões, em 2013). O estoque de investimentos japoneses por
aqui totalizava US$ 28,3 bilhões, em 2013.
Serviço:
A Gift Fair é uma feira de negócios, exclusiva
para lojistas e profissionais do setor. Para entrar precisa apresentar
cartão de CNPJ.
Público:
Lojistas, atacadistas, importadores, exportadores, representantes,
decoradores, hotéis, restaurantes, distribuidores.
Data
e horário:
Pré-abertura: 28 de fevereiro - das 14 às 20h
29 de fevereiro a 02 de março - das 10 às 20h e 03
de março - das 10 às 18h
Local:
Expo Center Norte - Rua José Bernardo Pinto, 333 Vila
Guilherme, São Paulo/SP
Mais
informações: www.giftfair.com.br
|