Portal NippoBrasil - OnLine - 19 anos
Terça-feira, 19 de março de 2024 - 2h11
  Empregos no Japão

  Busca
 

SEÇÕES
Comunidade
Opinião
Circuito
Notícias
Agenda
Dekassegui
Entrevistas
Especial
-
VARIEDADES
Aula de Japonês
Automóveis
Artesanato
Beleza
Bichos
Budô
Comidas do Japão
Cultura-Tradicional
Culinária
Haicai
História do Japão
Horóscopo
Lendas do Japão
Mangá
Pesca
Saúde
Turismo-Brasil
Turismo-Japão
-
ESPECIAIS
Imigração
Tratado Amizade
Bomba Hiroshima
Japan House
Festival do Japão
-
COLUNAS
Conversando RH
Mensagens
Shinyashiki
-
CLASSIFICADOS
Econômico
Empregos BR
Guia Profissionais
Imóveis
Oportunidades
Ponto de Encontro
-
INSTITUCIONAL
Redação
Quem somos
-
30 de outubro de 2015 - Notícia - Portal NippoBrasil
 

Visita do Príncipe Akishino ao Brasil em 2015

Saiu na mídia brasileira:

Príncipe japonês inicia por São Paulo visita de 12 dias ao Brasil

(Fonte e foto: Agência Brasil)

O príncipe japonês Akishino, filho mais novo do imperador do Japão, Akihito, visitou neste dia 29/10 o Instituto Butantan em São Paulo, que é um dos maiores centros de pesquisa biomédica da América Latina. Ele retorna ao local após 27 anos da primeira visita ao Brasil.

Akishino refaz a visita de 1988, quando conheceu o Laboratório de Herpetologia (ramo da zoologia dedicado ao estudo de anfíbios e serpentes) e o Museu Biológico. Ele chegou ontem ao país para comemorar o 120º aniversário do estabelecimento das relações bilaterais com o Japão.

Akishino recebeu das mãos do presidente do instituto, Jorge Kalil, duas caixas de madeira jacarandá, com fotos da primeira vez que o príncipe esteve no local e, a outra, com fotografias de animais, feitas pelo pesquisador Carlos Jared, que é diretor do Laboratório de Biologia Celular.

O visitante reviu e tocou alguns animais, como a serpente falsa coral, e assistiu a uma extração de veneno. Ele é formado em direito e biologia, e doutor em ornitologia (ramo da biologia que estuda aves a partir da distribuição delas na Terra).

Segundo na linha sucessória ao Trono do Crisântemo, o príncipe será recebido às 18h, no Palácio dos Bandeirantes, pelo governador Geraldo Alckmin. Atualmente, o Brasil abriga a maior comunidade "nikkei" fora do Japão, com cerca de 1,5 milhão de pessoas.

Dia 28/10, Akishino esteve no bairro Liberdade, reduto da comunidade japonesa em São Paulo, visitando a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo).

De acordo com o Consulado do Japão em São Paulo, o príncipe viaja para o Paraná, onde visitará Curitiba e Londrina. Depois seguirá para Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Brasília, Belém e encerra a viagem no Rio de Janeiro. Ele fica no país até 8 de novembro.

 


Alckmin recebe príncipe Akishino, do Japão, no Palácio dos Bandeirantes

(Fonte e foto/Gilberto Marques: Governo do Estado de São Paulo)

O governador Geraldo Alckmin recebeu nesta quinta-feira (29), às 18h, o príncipe Akishino e sua esposa, a princesa Kiko, da Família Imperial Japonesa. O encontro faz parte da comemoração dos 120 anos de amizade entre Brasil e Japão e teve por objetivo estreitar as relações entre as regiões.

Após a audiência, o casal imperial, acompanhado por Alckmin e pela primeira-dama Lu Alckmin, participaram de um coquetel no Hall Nobre do Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

"É uma grande honra para os brasileiros de São Paulo receberem a visita de Suas Altezas Imperiais, neste ano em que se comemoram os 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação, que deu início às relações diplomáticas entre nossas duas nações, e os 100 anos da instalação do consulado japonês em nosso estado", disse o governador durante seu discurso de saudação aos presentes.

Alckmin lembrou a grande contribuição japonesa ao mundo. "Na ciência, no cinema, nas artes plásticas, na arquitetura, na tecnologia, por toda parte está presente a influência e o prestígio dos japoneses", afirmou.

O príncipe agradeceu a recepção do governo paulista e falou sobre a primeira vez em que esteve no país. "Recordo ainda como se fosse hoje mesmo já tendo passado 27 anos", afirmou o príncipe, que encerrou o discurso desejando que "o Estado de São Paulo se desenvolva ainda mais e que aprofundemos ainda mais os nossos laços".

Colônia japonesa em SP

No Brasil, a comunidade japonesa e seus descendentes chegam a 1,9 milhão. Desses, mais de um milhão estão no estado de São Paulo. Esta foi a segunda visita do príncipe Akishino, segundo na linha de sucessão ao trono, a São Paulo.

A primeira vez aconteceu em 1988, quando o príncipe veio para as celebrações dos 80 anos de aniversário da chegada de Kasato Maru, o navio que trouxe os primeiros imigrantes japoneses ao Brasil. São Paulo é o primeiro destino do casal imperial que tem uma agenda intensa no Brasil até 8 de novembro.

Serão 11 dias no Brasil e, nesse período, ao todo 10 cidades serão visitadas, entre elas Curitiba, Londrina, Campo Grande, Belém, Rio de Janeiro e Brasília. Em Brasília, o casal participa de cerimônia no Congresso Nacional para celebrar os 120 anos de amizade entre os países e fará uma visita de cortesia à presidente Dilma Rousseff.

Participaram da recepção ao príncipe, representantes da comunidade japonesa, além de autoridades como o vice-governador de São Paulo Márcio França, o secretário da Casa Civil Edson Aparecido, o presidente da Assembleia Legislativa Fernando Capez, a embaixadora do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo Débora Vainer Barenboim-Salej, o Cônsul Geral do Japão em São Paulo Takahiro Nakamae e o Embaixador do Japão no Brasil Kunio Umeda.

 


Universidade recebe a visita do príncipe Akishino do Japão

(Fonte e Foto/Ernani Coimbra: USP - Universidade de São Paulo)

O príncipe e a princesa Akishino do Japão visitaram a Universidade nesta quinta-feira, dia 29 de outubro, como parte da celebração dos 120 anos das relações bilaterais entre Brasil e Japão.

Recepcionados pelo reitor Marco Antonio Zago e pelo vice-reitor Vahan Agopyan, o casal participou de um almoço na Reitoria e, em seguida, conversou com um grupo de quarenta alunos, representantes de vários cursos e Unidades de Ensino e Pesquisa da USP.

Após a visita, o príncipe seguiu para o Instituto Butantan e, à tarde, para a solenidade comemorativa dos 120 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão, no Palácio dos Bandeirantes.

A última visita da família imperial japonesa à USP foi em 2008, quando a Universidade recebeu o príncipe herdeiro Naruhito, como parte das comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil.

Filho do imperador Akihito e da imperatriz Michiko, o príncipe Akishino é o segundo na linha de sucessão ao trono do Japão. É graduado em Direito pela Universidade de Gakushuin e em Zoologia pela Universidade de Oxford, sendo especialista na área de ornitologia. Em 1990, casou-se com Kiko, que conheceu na época em que cursava a Universidade de Gakushuin. O casal tem três filhos, as princesas Mako e Kako, e o príncipe Hisahito, terceiro na linha de sucessão.


Príncipe Akishino do Japão prestigia Hospital Santa Cruz
Filho mais novo do imperador Akihito do Japão e princesa
Kiko visitaram o Hospital e receberam homenagem

(Fotos: Divulgação/Jiro)

Na tarde de 28 de outubro, o príncipe do Japão Akishinonomiya Fumihito visitou o Hospital Santa Cruz (HSC) juntamente com a princesa Kiko. Em viagem pelo Brasil para comemorar os 120 anos do Tratado da Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão, as altezas fizeram questão de prestigiar o Hospital por se tratar de uma instituição que é um marco da cooperação nipo-brasileiro na área da Saúde. Em 1934, o avô de Akishinonomiya e então imperador japonês Hirohito fez uma importante doação de 50 mil ienes para ajudar na construção do HSC, que foi inaugurado cinco anos depois. Isto tornou a visita à instituição ainda mais significativa para a alteza.

Mais conhecido como Akishino, o príncipe foi recebido pelo presidente do Hospital, Dr. Renato Ishikawa e pelo Dr. Masato Ninomiya, presidente do Conselho Deliberativo do HSC. Juntos, fizeram o descerramento de uma pedra esculpida em homenagem à ocasião, que ficará em frente à recepção da instituição. Em seguida, as altezas puderam conhecer um pouco mais sobre o Hospital visitando a pedra monumental, lápide esculpida com poemas de Tooson em homenagem aos imigrantes japoneses. Ainda, visitaram as instalações internas do HSC, onde foram recebidos por coral de crianças e adolescentes da Fundação Cafu e pelo músico Shen Ribeiro.

As altezas assinaram o livro de ouro do Hospital para registrar sua passagem e receberam de presente das mãos do presidente da instituição uma edição traduzida para o português pelo Dr. Masato Ninomiya da publicação escrita pelo príncipe sobre a criação de galos e galinhas. Após 45 minutos de visita, as altezas imperiais agradeceram pela recepção e deixaram o Hospital ao som de apresentação ao vivo do Coral de Voluntários da instituição.

Sobre o Hospital Santa Cruz

O Hospital Santa Cruz completou em 29 de abril passado 76 anos de atividades ininterruptas, sendo a única entidade fundada pelos primeiros imigrantes em plena atividade e considerado um marco de intercâmbio nipo-brasileiro na área da saúde. Conhecido antigamente como “Nihon Byouin”, que significa Hospital Japonês, o Santa Cruz é referência em Oftalmologia, Ortopedia, Neurologia, Cardiologia entre outras especialidades e é reconhecido pelo atendimento humanizado e personalizado com profissionais bilíngues. Hospital de médio porte, com centro cirúrgico capacitado para atender todos os tipos de procedimentos, desde os mais simples até os de alta complexidade, dispõe de quatro salas para cirurgias oftalmológicas, nove salas para cirurgias em geral, 30 leitos de UTI (geral, neurológica e coronariana, sendo 10 leitos em cada um) e 139 leitos de internação. O Pronto Atendimento, bem como o Ambulatório, está preparado para atender as mais variadas especialidades médicas. Site: www.hospitalsantacruz.com.br


Visita do Príncipe do Japão a Rolândia

(Visita do Príncipe do Japão a Rolândia)

O Príncipe e a Princesa Akishino, da família Imperial japonesa, visitaram Rolândia neste sábado, dia 31 de outubro, para celebrar os 120 anos de amizade entre Brasil e Japão. Eles chegaram por volta das 14h no Museu Japonês e tiveram a agenda cheia no local, visto que vossas Altezas Imperiais visitaram o coqueiro plantado pelo Príncipe, quando este aqui esteve em 1988. Depois plantaram uma cerejeira ("sakura"- árvore símbolo do Japão), fizeram reverência ao Monumento de Colonização, visitaram o túmulo dos pioneiros, conheceram as dependências do Museu e em seguida participaram da solenidade, aberta a população, no campo de atividades do local.

Em seguida, às 16h30, eles viajaram para Maringá, onde o Príncipe e a Princesa tiveram outros compromissos no sábado e no domingo. Essa foi a quarta visita oficial de um membro da Casa Imperial do Japão a Rolândia. As visitas anteriores ocorreram em 1978, 1988 e 2008. 2015 é o ano que marca o 120º aniversário do Tratado de Amizade entre Brasil e Japão e o centenário da imigração japonesa para o Paraná (o 107º aniversário da imigração para o Brasil).

O primeiro japonês a se estabelecer no Paraná data de 16/06/1915, na cidade de Cambará (158 km nordeste de Rolândia). Cerca de mil pessoas prestigiaram a visita. O Príncipe foi muito solícito e simpático durante o evento. Uma fina e insistente chuva acompanhou a passagem da família imperial por Rolândia. Caravanas de cerca de quinze cidades do estado marcaram presença e prestaram reverência ao Príncipe.

A organização do evento é da Casa Imperial do Japão, Embaixada e Consulado do Japão, Aliança Cultural Brasil/Japão e contou com o apoio da Prefeitura de Rolândia. O Secretário de Planejamento, Valdenir Lepre Duque, fez um discurso falando em nome da população da cidade. Fizeram ainda o uso da palavra, o Presidente da Aliança Cultural Brasil Japão, Ricardo Origassa; o Deputado Federal Luiz Nishimori, que representou o governo federal; a vice governadora do Paraná, Cida Borghetti, e o Príncipe do Japão.

Estiveram ainda na solenidade, toda a comitiva Imperial, o Cônsul Geral do Japão Toshio Ikeda, os deputados estaduais Tercílio Turini e Cobra Repórter, os secretários municipais de Cultura e Turismo, Simone Carvalho; da Educação, Rosilene Moloni; de Compras e Licitações, Paulo Cesar Giardino; de Finanças, Gláucio de Almeida; de Serviços Públicos, João Santana; o Sub Prefeito do Bartira, José Luiz Polvani; os prefeitos de Cambé, João Pavinato e Assai Luiz Mestiço; os vereadores, Alex Santana, Reginaldo Silva e Maico Dida; representantes da comunidade japonesa, convidados e a comunidade local.

Atualmente, o Brasil abriga a maior comunidade japonesa - "nikkei" - fora do Japão, com cerca de 1,7 milhão de pessoas, sendo 150 mil no Paraná. Quase 200 mil brasileiros moram no Japão. Akishino, de 49 anos, é o filho mais novo do imperador Akihito e segundo na linha sucessória ao Trono do Crisântemo.


Especial

Em 2015, comemoramos os 120 anos de Tratado de Amizade Brasil-Japão. O verdadeiro ponto de partida de toda a trajetória histórica dos nipo-brasileiros.

 Notícias
13/03/2024
Em abril, curso de Introdução à Cultura Okinawana em São Paulo
31/01/2024
KOKORO TO KOKORO chega no Canal Brasil em fevereiro
08/01/2024
25º Grand Kouhaku no Bunkyo em janeiro
02/11/2023
De 2 a 8 de novembro, Mostra de cinema Japonês em Curitiba
14/09/2023
CENIBRA é homenageada por governador de Minas Gerais
22/08/2023
Exame de Proficiência em Língua Japonesa com inscrições abertas
27/07/2023
Exposição Itinerante: Ambientes construídos: Um guia alternativo do Japão
04/07/2023
26º Festival das Cerejeiras – Sakura Matsuri em São Paulo
30/06/2023
Exposição inédita na Japan House São Paulo explora a cultura e as características do Japão a partir dos brinquedos
29/06/2023
Homenagem aos 115 anos da Imigração Japonesa do Brasil na Câmara Municipal de São Paulo
28/06/2023
Comunidade japonesa celebra 115 anos da imigração no Brasil em sessão solene da Alesp
18/05/2023
Bolsas de Estudos MEXT 2024 estão com inscrições abertas em Curitiba
20/03/2023
Em abril, Sesc Registro traz ao Vale do Ribeira exposição sobre o artista Takeo Sawada
10/03/2023
Participação de São Paulo no Global City Network for Sustainability em Tóquio
01/03/2023
Governo de São Paulo e Agência Japonesa se preparam para renovar cooperação em gestão ambiental, agricultura, segurança pública e saúde
28/02/2023
Festival do Japão em Minas acontece em março
19/01/2023
Japan House São Paulo recebe o engenheiro japonês de próteses Ken Endo
19/01/2023
Deputada japonesa visita Hospital Japonês Santa Cruz
11/01/2023
24º Gran Kohaku Utagasen acontece no dia 15 de janeiro em São Paulo”
11/01/2023
Governo Japonês oferece, em janeiro, Bolsa de Estudo MEXT nas modalidades de “Cultura e Língua Japonesa” e “Treinamento para Professores”


A empresa responsável pela publicação da mídia eletrônica www.nippo.com.br não é detentora de nenhuma agência de turismo e/ou de contratação de decasségui, escolas de línguas/informática, fábricas ou produtos diversos com nomes similares e/ou de outros segmentos.

O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva do anunciante. Antes de fechar qualquer negócio ou compra, verifique antes a sua idoneidade. Veja algumas dicas aqui.

© Copyright 1992 - 2022 - NippoBrasil - Todos os direitos reservados