Portal NippoBrasil - OnLine - 19 anos
Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - 15h51
  Empregos no Japão

  Busca
 

SEÇÕES
Comunidade
Opinião
Circuito
Notícias
Agenda
Dekassegui
Entrevistas
Especial
-
VARIEDADES
Aula de Japonês
Automóveis
Artesanato
Beleza
Bichos
Budô
Comidas do Japão
Cultura-Tradicional
Culinária
Haicai
História do Japão
Horóscopo
Lendas do Japão
Mangá
Pesca
Saúde
Turismo-Brasil
Turismo-Japão
-
ESPECIAIS
Imigração
Tratado Amizade
Bomba Hiroshima
Japan House
Festival do Japão
-
COLUNAS
Conversando RH
Mensagens
Shinyashiki
-
CLASSIFICADOS
Econômico
Empregos BR
Guia Profissionais
Imóveis
Oportunidades
Ponto de Encontro
-
INSTITUCIONAL
Redação
Quem somos
-
17/01/2014- Notícia - NippoBrasil

Nikkei sonha em conquistar uma vaga
de vereador na província de Mie, Japão

(Fonte: IPCTV / Edson Xavier – www.ipcdigital.com)

Um brasileiro residente na província de Mie, Japão, adquiriu a cidadania japonesa e se candidatou nas eleições para vereador na cidade de Tsu. Aos 40 anos de idade, Tsuyoshi Ishikawa, o Roni, vive com a mulher Cristina Furuya e duas filhas menores, em apartamento alugado no bairro de Takachaya, em Tsu/Mie.

Faz apenas dois anos que ele mora nesta província, dos quase 24 anos que vive no Japão. Os pais de Roni e outros quatro irmãos moram em Kanagawa.

Ele conta para a IPCTV que em dezembro do ano passado decidiu disputar as eleições em Tsu, concorrendo ao cargo de vereador. Isso é possível porque ele tem a cidadania japonesa. Roni fez a inscrição sem estar ligado a nenhum partido político e foi aceito conforme garante a legislação eleitoral.

“Meu sonho sempre foi ser político. Quando era criança, eu sonhava ser o presidente do Brasil. Eu já tinha pesquisado várias vezes como faria para me candidatar, porque sentia esta necessidade para nossa comunidade, que está muito desamparada.” disse em Tsuyoshi Ishikawa, o Roni.

No próximo domingo, dia 19/01, a Justiça Eleitoral local anuncia oficialmente os nomes dos cerca de 45 candidatos a vereador em Tsu. A partir de então, aqueles que, assim como Roni concorrem a uma vaga na Câmara Municipal, terão uma semana de campanha.

O brasileiro mandou imprimir exatos 501 cartazes com a foto e nome dele. Dia 19 de janeiro, esse material vai ser afixado nos locais de propaganda permitidos: em 501 murais em diferentes bairros da cidade.

“A campanha eleitoral gera muitos gastos. Estou fazendo uma campanha básica, apertada... dentro de tudo isso, eu gastei até agora um milhão de ienes (cerca de 22 mil reais) ...acredito que devo gastar mais 200 mil ienes (cerca de 4,5 mil reais)", complementa Roni.

A eleição será no dia 26 de janeiro. Roni calcula que para se eleger vereador vai precisar de pelo menos 3 mil votos. Segundo o candidato, a cidade de Tsu tem 285 mil habitantes e 38 vagas na Câmara Municipal.

Com uma campanha política assim solitária, sem apoio partidário e com poucos recursos financeiros, o próprio candidato admite que não tem chances de se eleger.

Roni acredita que vai ter apenas 10 por cento dos votos necessários. Mas afirma que essa candidatura precoce é uma abertura de portas para outros estrangeiros preocupados com os problemas locais. “Eu tenho duas filhas pequenas e nós precisamos de creche. Fiquei um ano e três meses esperando por uma vaga. Quero batalhar por esse lado. Minha campanha tem base nesse problema, quero unir o progresso da comunidade (brasileira) juntamente com o cidadão japonês”.

São poucos, naquela província, os estrangeiros que adquiriram a cidadania japonesa. Roni espera que outros tenham a mesma iniciativa e participem de futuros processos eleitorais, como eleitores ou candidatos.

O candidato trabalha como soldador em uma empresa local que emprega cerca de 40 operários brasileiros. Lamenta que a maioria de seus colegas não poderá votar nele porque não têm a nacionalidade japonesa.

Aliás, Roni não vai contar nem com o voto da própria esposa Cristina, que também ainda não se naturalizou. Apesar da previsão de que não vai se eleger, Roni garante que não desistirá da política local. Ele afirma que daqui a quatro anos vai se candidatar novamente. “A cidade de Tsu é cidade irmã de Osasco e justamente por esse ponto eu gostaria de expandir.”

O candidato brasileiro imagina que o salário de vereador em uma cidade como Tsu seja em torno de 500 mil ienes ao mês (cerca de 11,5 mil reais) , mas Roni ressalta que não se candidatou pensando no dinheiro, como é comum entre os vereadores no Brasil. Ele observa que o Japão tem muitos políticos com idade avançada e conservadores, e defende que os brasileiros podem ajudar nessa renovação política. Começando pelas câmaras municipais até chegar nas esferas mais altas do governo local.

 Notícias
13/03/2024
Em abril, curso de Introdução à Cultura Okinawana em São Paulo
31/01/2024
KOKORO TO KOKORO chega no Canal Brasil em fevereiro
08/01/2024
25º Grand Kouhaku no Bunkyo em janeiro
02/11/2023
De 2 a 8 de novembro, Mostra de cinema Japonês em Curitiba
14/09/2023
CENIBRA é homenageada por governador de Minas Gerais
22/08/2023
Exame de Proficiência em Língua Japonesa com inscrições abertas
27/07/2023
Exposição Itinerante: Ambientes construídos: Um guia alternativo do Japão
04/07/2023
26º Festival das Cerejeiras – Sakura Matsuri em São Paulo
30/06/2023
Exposição inédita na Japan House São Paulo explora a cultura e as características do Japão a partir dos brinquedos
29/06/2023
Homenagem aos 115 anos da Imigração Japonesa do Brasil na Câmara Municipal de São Paulo
28/06/2023
Comunidade japonesa celebra 115 anos da imigração no Brasil em sessão solene da Alesp
18/05/2023
Bolsas de Estudos MEXT 2024 estão com inscrições abertas em Curitiba
20/03/2023
Em abril, Sesc Registro traz ao Vale do Ribeira exposição sobre o artista Takeo Sawada
10/03/2023
Participação de São Paulo no Global City Network for Sustainability em Tóquio
01/03/2023
Governo de São Paulo e Agência Japonesa se preparam para renovar cooperação em gestão ambiental, agricultura, segurança pública e saúde
28/02/2023
Festival do Japão em Minas acontece em março
19/01/2023
Japan House São Paulo recebe o engenheiro japonês de próteses Ken Endo
19/01/2023
Deputada japonesa visita Hospital Japonês Santa Cruz
11/01/2023
24º Gran Kohaku Utagasen acontece no dia 15 de janeiro em São Paulo”
11/01/2023
Governo Japonês oferece, em janeiro, Bolsa de Estudo MEXT nas modalidades de “Cultura e Língua Japonesa” e “Treinamento para Professores”


A empresa responsável pela publicação da mídia eletrônica www.nippo.com.br não é detentora de nenhuma agência de turismo e/ou de contratação de decasségui, escolas de línguas/informática, fábricas ou produtos diversos com nomes similares e/ou de outros segmentos.

O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva do anunciante. Antes de fechar qualquer negócio ou compra, verifique antes a sua idoneidade. Veja algumas dicas aqui.

© Copyright 1992 - 2022 - NippoBrasil - Todos os direitos reservados