Portal NippoBrasil - OnLine - 19 anos
Quinta-feira, 28 de março de 2024 - 6h02
  Empregos no Japão

  Busca
 

SEÇÕES
Comunidade
Opinião
Circuito
Notícias
Agenda
Dekassegui
Entrevistas
Especial
-
VARIEDADES
Aula de Japonês
Automóveis
Artesanato
Beleza
Bichos
Budô
Comidas do Japão
Cultura-Tradicional
Culinária
Haicai
História do Japão
Horóscopo
Lendas do Japão
Mangá
Pesca
Saúde
Turismo-Brasil
Turismo-Japão
-
ESPECIAIS
Imigração
Tratado Amizade
Bomba Hiroshima
Japan House
Festival do Japão
-
COLUNAS
Conversando RH
Mensagens
Shinyashiki
-
CLASSIFICADOS
Econômico
Empregos BR
Guia Profissionais
Imóveis
Oportunidades
Ponto de Encontro
-
INSTITUCIONAL
Redação
Quem somos
-
Comunidade - NippoBrasil - 18 de julho de 2016

Associação de Santos leva dirigentes à
Brasília para reforçar pedido de devolução de sede

Mobilização visa a entrada da votação do projeto de lei que autoriza o ato na pauta da Câmara dos Deputados. Sede da entidade foi confiscada há mais de 70 anos, por conta da Segunda Guerra Mundial

(Fonte e Fotos: Matheus Misumoto/Associação Japonesa de Santos)

Uma comitiva da Associação Japonesa de Santos esteve em Brasília nesta terça-feira (05), em novo esforço para a devolução definitiva do imóvel de sua sede, o casarão da rua Paraná, confiscada após a Segunda Guerra Mundial. A mobilização visa a entrada da votação do projeto de lei que autoriza o ato na pauta da Câmara dos Deputados.

A proposta, elaborada pelo então deputado Koyu Iha, tramita no Congresso Nacional desde 1994 e foi retomado por iniciativa do deputado federal João Paulo Papa (PSDB/SP). A comitiva esteve juntamente com o parlamentar em uma reunião com o primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara, o deputado federal Beto Mansur (PRB/SP).

O pedido de celeridade contou com o reforço do Embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda, que também participou do encontro nas dependências da Câmara. O projeto de lei já passou pelo Senado Federal e, caso colocado em pauta e aprovado em plenário, o texto seguirá para sanção presidencial.

Os deputados federais Keiko Ota (PSB/SP) e Luiz Nishimori (PR/PR), também integrantes da comunidade nipo-brasileira, participaram da reunião em que foi enfatizada a importância deste projeto para a comunidade santista, bem como para os japoneses e seus descendentes.

Em maio, representantes da Associação se encontraram com o Cônsul Geral do Japão em São Paulo, em que discutiram a possibilidade de apreciação e aprovação do texto, demonstrando a importância do assunto. A comitiva deixou o encontro com a intenção dos parlamentares presentes na reunião em colocar o projeto de lei, que já tramita em regime de urgência, na ordem do dia para a apreciação do plenário da Câmara dos Deputados.

Breve histórico do imóvel

A Associação Japonesa de Santos é sucessora da antiga Sociedade Japonesa de Santos, cujos primeiros registros datam de 1929 em uma escola mantida para ajudar no ensino dos descendentes de imigrantes. A escola e a antiga entidade funcionavam em um casarão adquirido com o apoio do governo japonês na Rua Paraná, 129, no bairro Vila Mathias.

No início da década de 1940, a eclosão da Segunda Guerra Mundial e as medidas nacionalistas do Estado Novo fizeram com que a Sociedade Japonesa de Santos mudasse seu nome para Sociedade Instrutiva Vila Mathias, para evitar prejuízos ao processo educacional da escola da comunidade nipônica.

O Brasil ingressou na Segunda Guerra Mundial junto aos grupo de países Aliados, que eram adversários do bloco do Eixo, o qual o Japão fez parte. Um decreto federal obrigou os japoneses e outros imigrantes das nações do Eixo a deixar a cidade – considerada área de segurança nacional – em um período de 24 horas. As atividades culturais e educacionais da entidade foram suspensas.

Após o fim da guerra e com uma minúscula quantidade de imigrantes japoneses em Santos, um outro decreto federal dissolveu as sociedades civis de imigrantes dos países do Eixo e transferiu o patrimônio destas entidades ao Governo Federal. Com isso, a Sociedade Japonesa de Santos foi dissolvida, e o casarão onde funcionava a escola na Rua Paraná foi incorporado ao patrimônio do governo brasileiro.

Em 2006, a Secretaria de Patrimônio da União permitiu o uso do imóvel para as atividades da Associação Japonesa de Santos e, em 2008, o casarão foi reinaugurado com a presença do príncipe Naruhito, durante as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa. Hoje, o espaço recebe eventos, cursos e atividades culturais, além de manter o ensino da língua japonesa em uma escola com mais de 100 alunos.

 Comunidade NippoBrasil
19/08/2021
Bunkyo SP promove live do Fórum Nacional dos Jovens Líderes de Entidades
17/05/2021
"Tradições e os jovens na comunidade nikkei" é tema de novo episódio do Japão sem Escalas
25/03/2021
Bunkyo SP recebe indicações de candidatos ao 50º Prêmio Kiyoshi Yamamoto até maio
13/02/2020
Cerimónia de Posse JCI Brasil Japão Gestão 2020
08/02/2020
Bunkyo SP realizará painel sobre a empresa japonesa Softbank e Inteligência Artificial
24/01/2020
Comitiva da JICA visita Hospital Santa Cruz em SP
08/01/2020
Abertas inscrições para Bolsa de Estudo MEXT 2020 nas modalidades “Cultura e Língua Japonesa” e “Treinamento para Professores”
06/12/2019
1º Encontro de professores de Japonês para crianças no dia 15/12
25/11/2019
Programa de convite aos descendentes de japoneses de visita ao Japão 2019
29/10/2019
Mostra de Filmes Japoneses em Curitiba/PR
14/10/2019
Imigração Japonesa é tema de livro que será lançado na Japan House
19/09/2019
'Kenjinkais' dividem-se em grupos que mantêm e não bolsa de estudo a provincianos
04/09/2019
Fundação Japão promove 2º Concurso de Vídeo em Língua Japonesa
01/08/2019
Programa japonês de Formação de Jovens Líderes Globais 2020 estão com inscrições abertas a partir do dia 1º
19/12/2018
Bolsas de estudo no Japão: inscrições começam em janeiro de 2019
14/12/2018
Condecorados de Outono, a homenagem das entidades nipo-brasileiras
06/12/2018
Hospital Santa Cruz promoveu intercâmbio durante o Encontro de Cooperação Médico-Hospitalar Brasil-Japão
05/12/2018
30º Aniversário da Rio Bikoo-Ten
21/11/2018
Concerto comemora os 100 anos da imigração japonesa em Piracicaba
08/11/2018
Daniele Kaori conquista a prata no Campeonato Sul Americano Open de Jiu Jitsu
26/09/2018
Invicta, Mariana Kikuchi de Registro é Campeã no Brasileiro de Xadrez Escolar em MG


A empresa responsável pela publicação da mídia eletrônica www.nippo.com.br não é detentora de nenhuma agência de turismo e/ou de contratação de decasségui, escolas de línguas/informática, fábricas ou produtos diversos com nomes similares e/ou de outros segmentos.

O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva do anunciante. Antes de fechar qualquer negócio ou compra, verifique antes a sua idoneidade. Veja algumas dicas aqui.

© Copyright 1992 - 2022 - NippoBrasil - Todos os direitos reservados