Portal NippoBrasil - OnLine - 17 anos
Segunda-feira, 19 de novembro de 2018 - 20h58
 

Registro recebe Comitiva Oficial dos irmãos de Nakatsugawa

Fotos de Cristina Granato, Gianni Toyota e Teruko Monteiro

Visita oficial celebra os 38 anos de Convênio. Ano em que a comunidade japonesa também comemora os 110 anos da Imigração no Brasil e 105 anos da colonização em Registro.

O prefeito Gilson Fantin, acompanhado pela primeira dama Maria Amélia Fantin, do presidente da Câmara Municipal, Luis Marcelo Comeron, dos secretários, assessores e integrantes da comitiva brasileira ao Japão, recebeu na tarde da sexta-feira, dia 19, a Comitiva Oficial de Nakatsugawa, cidade-irmã de Registro desde 1980.

A recepção em frente ao Paço Municipal foi calorosa e contou com a apresentação da bateria dos alunos do Projeto Guri e das 61 crianças da creche municipal Kiyoshi Seimaru. No hall, a recepção contou com os clássicos da MPB, como Garota de Ipanema e Aquarela do Brasil, tocados pelos instrutores do Centro Municipal de Formação Artística.

No gabinete, o prefeito deu as boas-vindas ao grupo e expressou sua felicidade em poder retribuir a visita que fez ao Japão, declarando a Comitiva Hóspede Oficial do município. Na ocasião, a família Sumida radicada em Registro foi saudosamente lembrada pela importante atuação, dedicação e influência na concretização do Convênio.

A comitiva formada por 17 integrantes trouxe a segunda geração de jovens para dar continuidade e tornar mais ativa e dinâmica as relações de amizade e parcerias futuras, com novas ideias e visão de um mundo globalizado, sendo composta pelo presidente da Associação das Cidades Irmãs, Jun Sugimoto, prefeito de Nakatsugawa, Setsuji Aoyama, presidente da Câmara de Nakatsugawa, Toshinobu OOhori, funcionários da prefeitura e empresários.

À noite, a Comitiva foi recepcionada em jantar oferecido pelos companheiros do Rotary Clube Registro e Rotary Clube Registro Ouro.

No sábado, o roteiro foi organizado e conduzido pela Associação Cultural Nipo-Brasileira de Registro - Bunkyo - juntamente com a Associação das Cidades-Irmãs. À noite, o Bunkyo promoveu jantar comemorativo. Entre as autoridades e convidados esteve o deputado federal Samuel Moreira, que prestigiaram a belíssima apresentação cultural dos alunos da Oficina Municipal de Capoeira Pedagógica, filiados ao Grupo Cordão de Ouro, sob a coordenação do instrutor Robinho. Em seu discurso, Gilson Fantin reiterou a importância do convênio de Cidades-Irmãs para Registro. "Uma amizade que começou há mais de 100 anos, quando os primeiros imigrantes japoneses ajudaram a colonizar a cidade e contribuíram com o desenvolvimento do município. Na agricultura, na gastronomia, na religião, na educação e nas artes, somos um povo mais rico graças a essa mistura proporcionada pela imigração e até hoje, a contribuição dos japoneses se reflete em todos os setores da economia", celebrou o prefeito e para encerrar as formalidades, então convidou a todos para um grande e tradicional brinde em japonês: Kanpai!

No domingo, antes de se despedirem de Registro, após café da manhã, em reunião de trabalho, no hotel Valle Sul, Gilson Fantin, acompanhado do presidente do Convênio das Cidades Irmãs, Kunihiko Takahashi, reuniu-se com o prefeito de Nakatsugawa e alguns empresários. Na pauta, foram discutidos assuntos pertinentes à potencialização do intercâmbio cultural e histórico, no esporte - com a aproximação das Olimpíadas em 2020, bem como na educação; sobre o fomento do turismo de Registro e região; sobre o restauro dos imóveis tombados pelo IPHAN e sobre a dificuldade que Nakatsugawa e todo o Japão enfrentam com a falta de mão-de-obra e como o município de Registro poderá ajudar, considerando que um novo trem bala (com velocidade acima de 500km/h) entrará em atividade nos próximos anos e a cidade de Nakatsugawa foi contemplada com uma estação de manobras onde serão instaladas áreas de manutenção dos vagões.

Lembrando que a irmandade já resultou em grandes feitos, como a ajuda com recursos para o Hospital São João - Apamir, Casa da Criança Futuro Feliz, APAE, Apoio ao Menor Esperança (AME) e Lar dos Velhinhos, entidades que desenvolvem importantes trabalhos na área da saúde, assistência social e educação e que promovem o bem-estar das pessoas, a exemplo da UTI Neonatal do HRLB em conjunto com os Rotarys de Registro. A ajuda de Nakatsugawa também foi fundamental para a construção da sede da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Registro - o Bunkyo, que além de manter as tradições japonesas, se tornou mais um cartão postal da cidade.

 

A empresa responsável pela publicação da mídia eletrônica www.nippobrasil.com.br não é detentora de nenhuma agência de turismo e/ou de contratação de decasségui, escolas de línguas/informática, fábricas ou produtos diversos com nomes similares e/ou de outros segmentos.

O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva do anunciante. Antes de fechar qualquer negócio ou compra, verifique antes a sua idoneidade. Veja algumas dicas aqui.

© Copyright 1992 - 2018 - NippoBrasil - Todos os direitos reservados - www.nippo.com.br