Portal NippoBrasil - OnLine - 17 anos
Sábado, 17 de novembro de 2018 - 20h33
 

Palestra sobre cultura okinawana no
Centro Cultural Aliança aconteceu em agosto

Fotos e texto: Paula Cabral Gomes

No dia 25 de agosto, sábado, no Centro Cultural Aliança, com a presença de membros ilustres de associações japonesas e okinawanas, detalhes sobre os 110 anos da imigração de Okinawa para o Brasil foram abordados na palestra do professor Victor Hugo Kebbe, doutor em Antropologia Social pela UFSCar, pesquisador associado da Faculdade de Educação da Shizuoka University (Japão), pesquisador associado do Nanzan Anthropological Institute.

A palestra “110 Anos da Imigração Okinawana em Destaque” teve na plateia o Dr. Yokio Oshiro, presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão, Jo Takahashi, curador do Centro Cultural Aliança, Akeo Uehara Yogui, diretor-presidente da Enkyo – Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, Tério Uehara, presidente da Associação Okinawa de Vila Carrão, Carlos Fujinaga, diretor da Aliança, Cida Guenka, diretora da Associação Okinawa Kenjin do Brasil, Eiki Shimabukuro, presidente da Associação Okinawa Kenjin do Brasil, Marcelo e Vanessa Tinem, diretores do Jornal Uchiná, Shinji Yonamine, embaixador da Boa Vontade de Okinawa e da cantora Karen Ito.

A palestra, criada para atender ao pedido do público interessado em conhecer mais sobre a história da imigração okinawana, foi derivada do ciclo intitulado “Identidade e Diferença entre Brasil e Japão”, também realizado pelo Centro Cultural Aliança, e teve como foco promover uma discussão sobre os processos de transformação da cultura e identidade okinawana no Brasil, com questões importantes sobre o cenário contemporâneo.

O conteúdo abordado no encontro – que contou com a presença de cerca de 50 pessoas – também fez parte do quarto módulo do curso completo, sobre okinawanidades ministrado pelo prof. Kebbe.

A empresa responsável pela publicação da mídia eletrônica www.nippobrasil.com.br não é detentora de nenhuma agência de turismo e/ou de contratação de decasségui, escolas de línguas/informática, fábricas ou produtos diversos com nomes similares e/ou de outros segmentos.

O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva do anunciante. Antes de fechar qualquer negócio ou compra, verifique antes a sua idoneidade. Veja algumas dicas aqui.

© Copyright 1992 - 2018 - NippoBrasil - Todos os direitos reservados - www.nippo.com.br